…E a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
27 de janeiro de 2023“…alegrai-vos, porque grande é vossa recompensa nos céus”
29 de janeiro de 202328 de janeiro, sábado da 3ª semana do Tempo Comum| Memoria de Santo Tomás de Aquino
Evangelho – Mc 4,35-41
Leitura: O que o texto diz
Jesus convida seus discípulos a tomarem a rota para o outro lado do Lago da Galileia. No meio do caminho, são surpreendidos por duas coisas: pela força do vento e das águas que quase afundam o barco e pelo fato de seu mestre encontrar-se dormindo. Jesus acorda, chama a atenção do vento e do mar, que o obedecem, e dos discípulos, que, por causa do medo, não sabem se devem obedecer ou não.
Meditação: O que o texto me diz
O verbo obedecer não é mero cumprir o que lhe é pedido. Na Sagrada Escritura, a raiz da palavra escutar significa obediência. Dessa forma, obedecer torna-se sinônimo de saber escutar o que lhe é dito. O vento e o mar sabem escutar Jesus, mas o ser humano tem medo, tem pouca fé. Por isso, sua escuta, ao invés de tornar-se em entrega, torna-se motivo de desconfiança.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que aumente sua fé, que acalme as tempestades de sua vida.
Peça ao Senhor que o som de teus medos e preocupações não te impeçam de escutar a voz de Jesus.
Por fim, agradeça ao Senhor por sua Palavra que acalma o vento, o mar e nosso medo. Por intercessão de Santo Tomás de Aquino peça ao Senhor que te ajude a escutá-lo no cotidiano da tua vida e a confiar Nele.
Contemplação: O que o texto faz em mim
‘Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, diz Jesus no evangelho de hoje. Saber escutar é um pedido a confiar naquele que fala. Compreendemos a dificuldade dos discípulos, pois as situações concretas do dia a dia muitas vezes despertam em nós o medo, que, por sua vez, faz nossa interpretação da realidade ficar muitas vezes distorcida. Jesus se importa conosco, e pede que confiemos nele, que saibamos escutá-lo.
Ação : O que posso fazer a partir do Evangelho
Diz o Pe. Adroaldo Palaoro SJ: “Com o Senhor no barco de nossa vida, vamos além, fazemos a travessia… Ele é ao mesmo tempo: mestre, timoneiro, mastro, vela, horizonte, esperança, ar, mar, adorável presença…Salvador… Os conflitos mais profundos do nosso coração são pacificados com o atrevimento da coragem, com a força da fé, com a imaginação solta, com a criatividade livre e desimpedida… Por isso, é preciso rastrear, identificar, compreender e desterrar os medos de nossos corações.”
Equipe Lectionautas