
“Tira primeiro a trave do teu olho”
12 de setembro de 2025
13 de setembro, sábado, Memória de São João Crisóstomo
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 6,43-49
Leitura: O que o texto diz?
No caminho de construção de nossa identidade com o Cristo, percebemos sempre mais a necessidade de que nossas ações possam transparecer aquilo que habita dentro de nós. Muitas vezes nos preocupamos em apenas exibir externamente ao invés de conseguimos dar alguns passos em nossa fé. Entretanto, se a fé em Jesus não vem de dentro para fora, ainda falta muita coisa para ser assimilada.
Meditação: O que o texto me diz?
O Senhor nos faz compreender que não podemos construir a nossa vida sem alicerces seguros ou sobre as coisas passageiras e superficiais. Um dia as situações do cotidiano podem se complicar e a casa vai desmoronar. Basta lembrarmos as árvores em dia de chuva. Quantas delas acabam caindo com a força do vento. Escutar as palavras de Jesus também significa deixar que entrem em contato com nosso coração, criem raízes ali e possam gerar frutos. Mais que adereços externos, é o escutar e o pôr em prática que demonstra que somos seus discípulos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que sua Palavra possa sempre mais ajudar a construir a casa da sua vida sobre a rocha. Peça também que o Senhor ilumine teus dias, para que tua vida transmita de dentro para fora o profundo desejo de continuar a segui-lo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você tem construído a casa da sua vida? Dedica todo esforço para construí-la sobre a rocha? Ou simplesmente tens levantado as paredes sem qualquer alicerce?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce”, diz o evangelho. Nossa vida passa rápido e precisamos aproveitar bem dela. Jesus hoje nos chama a atenção: viver de aparências é pouco! E nós corremos esse risco também no cristianismo.