
“Eu, porém, vos digo.”
15 de fevereiro de 2026
16 de fevereiro, 2ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 8,11-13
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje os fariseus pedem a Jesus um sinal. Seus corações estão fechados de tal maneira que não o reconhecem como o verdadeiro sinal de salvação no meio deles, já apontado por João Batista que disse: “Eis o Cordeiro de Deus!…”.
Meditação: O que o texto me diz?
Os fariseus pedem um sinal “do céu”, em tom de provocação, pois não acreditam nos sinais evidentes de Jesus. Não acreditam inclusive na multiplicação dos pães, realizada anteriormente. Por que Jesus recusa dar outros sinais? Ele percebe que é inútil, pois diante da dureza dos corações, não adianta nenhum sinal. Não há nenhum sinal que possa convencer quem está dominado pelo preconceito e paralisado pela incredulidade. Jesus é o sinal dado para que todos acreditem, mas os fariseus dão continuidade ao fechamento e à dureza de coração, que muitas vezes contaminou o povo de Deus e foi denunciado pelos profetas…
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de não perder a esperança e a adesão a Cristo Jesus, que nos possibilita enfrentar os desafios e os sofrimento que se apresentam; guarde o tesouro mais precioso que te foi transmitido no dia do teu batismo: a Fé.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
vida é o maior sinal para a humanidade. Como se manifesta a incredulidade no seu jeito de viver? Olhando para a sua vida e sua história, procure perceber os “sinais invisíveis” da presença de Deus. A vida, a solidariedade, a fraternidade e partilha são sinais desta presença de Deus. Como você tem vivido como um sinal da vida de Jesus neste mundo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Por que esta gente pede um sinal?” pergunta Jesus. Os fariseus querem uma comprovação da missão de Jesus: Ele é um profeta ou messias? Jesus não o responde, diz simplesmente que não lhe oferecerá nenhum sinal. O motivo do pedido a Jesus é a incredulidade dos fariseus, para quem não quer crer, nenhum sinal vale. Digamos como o Pe. Zezinho: “Minha luz é Jesus e Jesus nos conduz pelos caminhos da paz”.



