“Não julgueis…”
12 de fevereiro de 2023“E vós ainda não compreendeis?”
14 de fevereiro de 202313 de fevereiro, 2ª feira da 6ª Semana do Tempo Comum.
Texto bíblico: Mc 8,11-13
Leitura: O que o texto diz?
Depois de alimentar uma multidão faminta que não tinha o que comer, Jesus continua seu caminho e é questionado pelos fariseus lhe pedem um sinal. Eles querem uma comprovação da missão de Jesus: Ele é um profeta ou messias? Jesus não o responde, diz simplesmente que não lhe oferecerá nenhum sinal. O motivo do pedido a Jesus é a incredulidade dos fariseus, para quem não quer crer, nenhum sinal vale.
Meditação: O que o texto me diz?
O que este texto está dizendo para minha vida? Jesus se dirige a cada um de nós, afirmando que não oferecerá sinais, a sua vida é o maior sinal para a humanidade. Como se manifesta a incredulidade no meu jeito de viver?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante desta Palavra de Jesus, eleve a Ele a sua oração pedindo a confiança necessária para viver sem a necessidade de sinais: “Senhor Jesus, dai-me a graça de viver a Tua Palavra junto com meus irmãos e irmãs sem a necessidade de sinais. Confio no Teu Espírito que anima a minha vida”.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Olhando para a sua vida e sua história, procure perceber os “sinais invisíveis” da presença de Deus: a vida, a solidariedade, a fraternidade e partilha são sinais desta presença de Deus. Como você tem vivido como um sinal da vida de Jesus neste mundo? Qual compromisso você irá assumir?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.