José era Justo
19 de março de 2022Jesus…continuou o seu caminho
21 de março de 202220/03/2022 – III Domingo da Quaresma – Lc 13,1-9 – “Por que está ela inutilizando a terra?”
- Leitura: O que o texto diz?
Lançando-se dentro deste texto, observe os dois movimentos que são realizados. Primeiro Jesus está exortando: “se não vos converterem”, por duas vezes ele usa esta expressão. Ele apresenta uma das condições para os ouvintes, a conversão. Atente aqui para o público quem ele está se dirigindo, ele cita dois fatos conhecidos pelo povo, onde se associava as suas mortes ao pecado delas: “pois eu vos digo que não”, aqui há uma ruptura com uma mentalidade antiga. A primeira parte contém um convite a conversão. A segunda parte se detém numa parábola. Vamos observando Jesus falar. Jesus ensinava através das parábolas para que compreendessem sua missão. A figueira não estava dando frutos, o dono queira cortá-la, mas o vinhateiro intercedeu. Pediu mais tempo para que a árvore produzisse seu fruto, “Se não der, então tu a cortarás”.
- Meditação: O que o texto me diz?
Observe a pergunta do dono da figueira: “Por que está ela inutilizando a terra?” e a resposta do vinhateiro: “Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto.”. Em que estado de espírito você se encontra? Como está sua vida de oração e a prática da caridade? Retome a pergunta do dono da figueira e faça um exame de consciência.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Reze comigo: Senhor, que a árvore da minha vida, da minha vocação possa dar frutos. Obrigado Senhor pelos inúmeros frutos que eu posso oferecer e conceder. Obrigado Jesus por ser o vinhateiro que intercede por esta figueira que vos fala. Obrigado pelo adubo que alimenta esta tua árvore. Peço-vos que não corte esta arvore até que ela produza mais frutos.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você vai agora imaginando a cena do vinhateiro. Cavando ao redor da árvore e colocando adubo, contemple a felicidade, por ele ter conseguido mais tempo. A árvore (você) vai se enchendo de alegria e de uma paz, pois percebe o quanto o vinhateiro (Jesus) deposita em você confiança e ternura. Mergulhe numa profunda experiência de se deixar ser adubado pelo Senhor.
- Ação: O que o texto me faz agir?
É hora de agir, você agora é o vinhateiro, vai interceder pelos que não estão dando frutos e mais concretamente, vai colocar adubo nas outras árvores (seus irmãos, amigos e família). Quais adubos voce têm? Gratidão, consolo, alegria, sua presença, seu abraço, seu carinho, uma ligação, uma carta, um bom dia, etc. Seja criativo, não importa o adubo, o importante é adubar.
Ir. Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE