“…para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.
26 de novembro de 2022“Senhor, eu não sou digno(a), mas diga uma palavra e eu serei salvo”.
28 de novembro de 202227 de Novembro, 1º Domingo do Advento
Evangelho – Mt 24,37-44
Leitura: O que o texto diz
O Evangelho inicia mencionando a imprevisibilidade da vinda do Filho do Homem, ao compará-la com a situação no tempo de Noé, dado que ninguém esperava pelo dilúvio, somente o justo Noé. Por ser uma vinda imprevisível, o evangelista ressalta a vigilância, pois não sabemos quando será o dia ou a hora da vinda definitiva do Filho do Homem. Essa data está nas mãos do Pai, porém temos a certeza de que Ele virá. As imagens do dono da casa e do ladrão reforçam o tema da vigilância e da imprevisibilidade. Assim, a comunidade cristã é chamada a estar sempre atenta e pronta para acolher esse momento definitivo. Provavelmente a intenção desses discursos é ajudar as comunidades cristãs a avaliar a realidade de conflitos que estão vivendo, a animá-las para não desistirem do projeto de Deus e continuarem testemunhando a opção pelo Reino dos Céus.
Meditação: O que o texto me diz
Nesse dia damos início ao primeiro domingo do Advento, esse tempo de espera, de parada, para refletir sobre a encarnação de Jesus Cristo. O Evangelho nos convida a colocar toda nossa confiança e esperança nas mãos do Senhor; mesmo diante da imprevisibilidade da vinda de Jesus e da salvação definitiva. A hora que isso acontecerá está reservada a Deus-Pai, a nós é solicitada uma espera vigilante. Por isso, é necessário estarmos em prontidão, pois precisamos estar preparados para esse encontro definitivo com o Filho do Homem, despojando-nos de tudo que nos afasta de Deus e do nosso próximo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor, nesse momento, a graça da vigilância ativa, e de viver com profundidade esse tempo de Advento. Peça ao Senhor também para que também a comunidade cristã hoje continue atenta e testemunhando a opção pelo Reino de Deus. Conclua pedindo ao Senhor para que você continue atento a sua presença em tua vida. Peça pela Igreja no mundo inteiro, também pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Disse Jesus: “Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. Viver a vida deixando-a correr sem pensar, leva-nos muitas vezes a sermos surpreendidos negativamente, não sabermos o que fazer e, tantas vezes, reagir de forma errada. Ficar desperto significa perceber e estar alerta para viver no presente para que possamos reconhecer o Senhor quando ele aparecer em nossas vidas. Ele se mostra nos momentos não ensaiados, nas interrupções e acidentes que podem me desequilibrar.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Nós também não vivemos numa realidade tranquila e também nos sentimos desanimados, muitas vezes em nossa caminhada, como a comunidade de Mateus. Assim, somos convidados, nesse dia, a nos manter perseverantes na esperança cristã, em alimentar a fé na vinda definitiva do “Filho do Homem” e viver em constante discernimento, em atitude de conversão e ter presente nosso compromisso com o tornar visível o Reino de Deus.
Equipe do Lectionautas