“De dentro, do coração do homem”
8 de fevereiro de 2023Tudo ele tem feito bem
10 de fevereiro de 202309 de fevereiro, 5ª feira, 5ª Semana do tempo Comum.
Mc 7,24-30: “Por causa do que dissestes, vai!”
Leitura: o que o texto diz?
Com muita atenção e abertura ao Espírito Santo, leia com calma o texto bíblico. É significativo que, depois de romper com as tradições, Jesus se dirija a território pagão. A mulher estrangeira, que procurou Jesus, passava por uma situação muito difícil: a filha estava doente. A mulher tinha ouvido histórias de Jesus e com muita coragem pediu ajuda. Ela não tinha opção de desistir. Ela acreditava que Jesus poderia salvar sua filha. A mulher questionou, argumentou, desafiou Jesus na sua resposta. E, Jesus, tocado pela fé e a coragem daquela mulher mudou de ideia. Ele ouviu o clamor daquela mãe e anunciou que a filha estava curada.
Meditação: O que o texto me diz?
Sob a assistência do Espírito Santo, deixe-se interpelar pelo texto sagrado. Qual versículo ou palavra mais fala ao seu coração? Faça-se inserido na narrativa que está acontecendo, participe com Jesus. Procure refletir e atualizar o texto sagrado na vida cotidiana. A ação de Jesus transformou realidades. No seu amor e projeto de vida todas as pessoas já têm lugar, especialmente as que mais sofrem. Ao invés de comer migalhas debaixo da mesa, Jesus nos convida a sentar ao redor da mesa, contar histórias, fazer planos, orar e construir uma nova forma de nos relacionarmos e uma nova mesa, onde todas as pessoas tem lugar. Jesus continua esperando, acreditando que somos pessoas capazes.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor, lembra-te das mães cansadas e sobrecarregadas. Lembra-te também das mães que perderam seus filhos ou filhas. Das mães que não ganham abraços, carinhos nem cuidados. Jesus, Deus de amor e bondade, lembra-te das filhas que esperam ansiosas em frente aos hospitais; daquelas que sentem saudade das mães; daquelas que não têm lembranças boas das suas mães. Deus, em sua imensa graça, abençoa, proteja e dê coragem para pedir ajuda pelas pessoas que amamos e por nós mesmos. Amém.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Senhor, minha fé está colocada inteiramente em ti”. Diante do apelo que Jesus nos faz no Evangelho e no silêncio do nosso coração, peçamos a graça do Espírito Santo para que possamos renovar o nosso servir a Cristo e a Igreja, pedindo o dom de amar verdadeiramente para se colocar a anunciar o Reino de Deus com esperança e dedicação, sendo solícito às necessidades dos irmãos e irmãs.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Você conhece alguma mãe que sofre, está abandonada ou enferma? Vamos rezar por ela? Escreva em uma folha de papel palavras de amor e carinho para essa pessoa. Entregue-a a folha. Reserve um momento para rezar por ela e com ela. Fale de Jesus e de Maria Santíssima para essa pessoa.
Ir. Cleilton Alves da Silva, INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Mora atualmente em Teresina/Pi.