“Quero a misericórdia e não o sacrifício”
15 de julho de 2022“Escolheu a melhor parte”
17 de julho de 202216 de julho, Sábado da 15ª semana do Tempo Comum – Festa de Nossa Senhora do Carmo
“Pois todo aquele que faz a vontade do Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”
Mt 12,46-50
Leitura: o que o texto diz?
Jesus está em meio à multidão quando é avisado que sua mãe e seus irmãos estão à sua espera do lado de fora. Essa polêmica passagem que muitas vezes desperta desentendimento a respeito da figura de Maria e dos irmãos de Jesus, é esclarecida pelo próprio Jesus que ao estender a mão aponta para os discípulos (seus seguidores), como sendo seus irmãos e sua mãe. Aqui não se fala de parentesco sanguíneo, mas de laços firmados pela experiência com o próprio Jesus e do reconhecimento dele como o Messias, o Filho de Deus. Irmãos e mãe sinalizam a intimidade do seio familiar, a partilha da vida e cada dom concedido por Deus. Sempre que fazemos a vontade do Pai em Jesus tornamo-nos como tais, mais íntimos, irmãos de Jesus e filhos por meio do único Filho.
Meditação: o que o texto me diz?
A mensagem do Evangelho de hoje é muito clara: o convite de Jesus para que sejamos seus por meio do cumprimento fiel da vontade do Pai. O que você tem feito para estreitar seus laços com Jesus? Cumprir a vontade do Pai tem sido sua meta principal? Meditando com zelo e atenção o Evangelho, tente responder a estas perguntas e outras indagações que venham a surgir no seu coração.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Conduzido pelo Palavra de Deus, guarde esse momento para colocar-se em oração. Diga a Deus quais sentimentos, vontades ou medos impedem que você seja mais íntimo de Jesus. Ele também estende as mãos em sua direção e te chama para ser um dos seus. O que você tem a dizer a Deus diante disso?
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Quão doce é contemplar o Deus que te escolhe e te chama para si. Faça um profundo silêncio e permita que ressoe em seu interior tudo que a Palavra realizou em você.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
“Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Concretamente, o que essa Palavra produz no seu coração? Como você tem se esforçado para concretizar a vontade do Pai em sua vida?
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.