“Quem dizem os homens que eu sou?”
16 de fevereiro de 2023“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”
18 de fevereiro de 202317 de Fevereiro/23, 6ª Feira da 6ª Semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mc 8,34 – 9,1
Leitura: O que o texto diz?
Jesus realiza uma série de advertências sobre os desafios que o seguimento comporta. Renunciar a si mesmo significa vencer o egoísmo que está no coração, o seguimento a Jesus traz dificuldades, cada um deverá carregar a sua própria cruz, enfrentar os desafios da sua vida. Questiona o valor de uma vida sem sentido e o instinto humano de conservação. O discípulo deverá ser fiel até o fim dos tempos.
Meditação: O que o texto me diz?
Olhando para o texto, repasse as exigências que Jesus apresenta aos discípulos para que vivam o seguimento. O modo como cada discípulo vive a sua vida é singular, do mesmo modo são as exigências: Olhando para a sua vida, quais exigências Jesus apresenta para que você possa segui-lo melhor? Quais as dificuldades que você tem para aderir ao chamado de Jesus?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Expresse a Jesus os desafios e alegrias por segui-lo. Expresse também as suas dificuldades. Eleve uma oração pessoal.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
A partir do olhar de Jesus, veja como você está vivendo o seguimento a Jesus. Pense em como você pode crescer no seguimento a Jesus, quais compromissos pode assumir.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.