“Te louvo, ó Pai porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos…”
13 de julho de 2022“Quero a misericórdia e não o sacrifício”
15 de julho de 202214 de julho de 2022, 5ª feira da 15ª Semana do Tempo comum.
“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”
Mt 11,28-30
Leitura: o que o texto diz?
Nesse pequeno trecho do Evangelho Jesus faz uma analogia trazendo elementos que nos remetem à escravidão. Jugo era uma peça de madeira carregada pelos animais e não só por eles, mas também por homens (escravos) e que servia para carregar as cargas equilibradas. Jesus não promete eliminar o jugo, mas afirma que quem se propõe a levar os fardos da vida com o auxílio dele, terão fardos e jugos mais leves que quando carregam sozinhos e por si mesmos. Por meio de uma nova leitura destaque as palavras ou frases que você considerou mais importantes nesse texto.
Meditação: o que o texto me diz?
No Egito o povo de Deus foi escravo e teve que carregar jugos muito pesados por isso. No tempo de Jesus, os Fariseus que se consideravam muito sábios impunham fardos muito pesados aos judeus por meio do cumprimento fundamentalista da lei. Hoje, de algum modo carregamos jugos pesadíssimos frutos de nossas más escolhas, resultados do nosso apego às pessoas, ideologias, bens materiais ou mesmo de nossa realidade cotidiana. Em nenhum momento Jesus promete uma vida sem sacrifícios, Ele promete auxílio, amparo, coragem e alívio no percurso. Não importa o jugo que você leva, Jesus promete te ajudar a carregar. Com docilidade de coração medite este Evangelho.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O que você pode dizer a Jesus diante desta Palavra? Que jugos você tem carregado? Quais são as suas lutas de hoje? Jesus nos convida a sermos dependentes dele, sendo desta forma, completamente livres. Sabemos que ao logo da vida teremos muitos fardos a carregar, pois “no mundo sempre tereis aflições” (Jo16,33), mas todo aquele que vai até Jesus, encontra alívio em seu caminhar. Abra seu coração a Jesus e expresse com zelo tudo aquilo que a Palavra suscita em você neste momento.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Adentre o templo do seu coração, perceba desde já o alívio que cada palavra dita por Jesus no Evangelho de hoje, já produziu em você. Coloque-se em silêncio e contemple a esperança que habita agora em seu interior pela certeza da presença de Jesus em sua vida.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
É Palavra de Deus para nós, é promessa tudo que meditamos no Evangelho de hoje. Deus jamais pode desdizer-se. Sendo assim, Ele mesmo está a nossa espera a fim de aliviar nossos jugos. O que temos feito para estarmos mais próximos de Deus? Que gestos concretos a Palavra de hoje nos inspira a realizar, para que sejamos ainda mais íntimos dessa Palavra e de seu autor? Proponha-se a realizar aquilo que hoje é suscitado em você. Se possível, anote cada ação, cada passo a que você se propõe e determine-se a cumpri-los.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.