Amar os inimigos…
10 de setembro de 2020Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos
12 de setembro de 202011.09.2020 – Lc 6, 39-42 – “Pode um cego guiar outro cego?”
Leitura:o que o texto diz?
Jesus vem nos exortar sobre o risco das atitudes farisaicas. “Como um cego pode guiar outro cego?” Como se pode ajudar o outro a tirar o cisco do olho, se não consegue retirar a trave que impede seus próprios olhos de enxergar? Sofre de uma verdadeira cegueira espiritual quem ainda não consegue enxergar com os olhos de Jesus, é hipócrita aquele que carrega uma trave nos olhos, mas deseja tirar um simples cisco do olho do irmão. Só se pode ensinar o caminho quem conhece a estrada, só pode ser guia aquele que se permitiu enxergar primeiro suas falhas e buscar corrigi-las para baseado em sua experiência e numa nova visão clarificada pelo Cristo, poder guiar quem ainda não consegue caminhar sozinho. O que essa leitura diz para você hoje? Quais palavras ditas por Jesus afetam seu coração? Faça o exercício de “ruminar” a Palavra, ou seja, ler, reler, sentir o seu sabor e compreender o que de modo especial ela deseja comunicar a você.
Meditação:o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Tendo sentido a essência do texto, perceba que de um modo muito particular, embora fale para tantos, Jesus tem uma mensagem especial para você. A Palavra realiza-se antes de tudo dentro de nós, o nosso jeito de olhar, de perceber o mundo deve ser fruto de um coração que aprendeu os ensinamentos do mestre e tornou-se um bom discípulo. Voltado a este desejo interior, o que a Palavra fala ao seu coração? Qual o sentido deste Evangelho na sua realidade atual?
Oração:o que o texto me faz dizer a Deus?
A oração é o coração que fala! O que seu coração deseja responder a esta Palavra? Quais impulsos ela gerou em seu coração? Quais lembranças? Quais sentimentos e atitudes interiores brotam desta meditação? Jesus deseja ouvir sua voz e sentir seu coração.
Contemplação:o que Deus, através do texto, faz em mim?
Faça agora um momento de profundo silêncio, sobretudo, do seu coração e contemple que maravilha é sentir que Jesus se importa com você, que ele mesmo é o seu guia e Senhor, que Ele é a Palavra que tira todas as traves dos seus olhos, única e simplesmente porque deseja que você o enxergue melhor. Contemple esta graça!
Ação:que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
A Palavra se torna gesto concreto a partir de agora! Quais atitudes são suscitadas em seu coração com esta leitura orante? Faça uma revisão de seus atos sejam eles positivos ou não, e perceba o que pode ser transformado, o que precisa ser melhorado, o que ainda é trave em sua caminhada com o Cristo e se te ajudar, tome nota de tudo isso, como um propósito a ser alcançado por meio de uma maior intimidade com a Palavra.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-CE