“Faça-se em mim segundo a tua palavra”
7 de outubro de 2020“Quem não está comigo está contra mim”
9 de outubro de 202008/10/20 (quinta da 27ª semana do Tempo Comum): Lc 11,5-13: Perseverança na oração!
Leitura: O que o texto diz?
Tome em mãos Lc 11,5-13. Esteja com Jesus e seus discípulos e veja o que ele lhes ensina. O Mestre inicia com um exemplo: se um deles tiver um amigo e numa hora inconveniente necessitar de uma ajuda urgente dele, mas este não o atender devido já estar recolhido, só pela sua insistência de pedir o que necessita, diante da emergência da situação, o amigo lhe dará o que for necessário devido à persistência do outro. Partindo desse exemplo, Jesus fala da persistência da oração. Não se deve desanimar! As ações de pedir, procurar e bater são respondidas com o receber, o achar e o ser aberto. Para reforçar isso, conta-lhes mais um exemplo acerca do que o filho pede algo bom para o pai e este jamais poderia dar-lhe coisas ruins. Se os seres humanos, pecadores, conseguem dar coisas boas aos seus filhos, Deus, que é bom por excelência, deixaria de atender seus filhos?
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto de Lc 11,5-13. Observe quais palavras mais marcaram você. O tema da oração é muito caro ao evangelista Lucas e bastante evidenciado na leitura de hoje. Se os discípulos de Jesus precisavam de uma motivação para não desanimarem na oração, quanto mais cada um de nós em tempos tão desafiantes. O que esses dois exemplos disseram a você? Como as palavras do Mestre ecoaram em seu coração?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Nossa vida é repleta de altos e baixos. Isso repercute também em nossa oração. Deixando que as palavras de Jesus motivem sua oração, apresente a Ele o que você deseja pedir? O que você tem procurado? Que portas você precisa bater para que sejam abertas em sua vida? Se o Mestre está pronto para ouvi-lo(a), aproveite! Deixe o medo, a vergonha, o desânimo de lado e converse com Ele livremente.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Deixe o Senhor responder aos seus apelos, preparando-o(a) no silêncio do seu coração. Permita que a Palavra aja em todas as áreas de sua vida e renove sua oração hoje. Experimente a alegria de confiar no Senhor e sinta pouco a pouco sua permanência junto a Ele.
Ação: O que o texto me faz agir?
Faça um propósito de retomar sua oração com todo vigor. Não deixe de rezar dia algum, principalmente naqueles em que você mais se sentir desanimado. Esses são os dias nos quais mais você precisará rezar. Motive algum amigo ou familiar a rezar junto com você.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).