“E começou a enviá-los dois a dois”
4 de fevereiro de 2021“E teve compaixão porque eram como ovelhas sem pastor”
6 de fevereiro de 202105/02/21 (sexta da 4ª semana do Tempo Comum): Mc 6,14-29 – Perseguidos, mas não vencidos, para herdar o Reino dos Céus!
- Leitura: O que o texto diz?
Preparando seu ambiente de oração, invoque a presença do Espírito Santo. Dispondo da Palavra de Deus, comecemos a leitura de Mc 6,14-29. Estamos diante da narrativa do martírio de João Batista. Este profeta é muito conhecido desde seu nascimento, anunciado pelo anjo Gabriel. Filho de Isabel, que até então era estéril e do sacerdote Zacarias, já idoso, João é a prova de que para Deus nada é impossível. O menino cresce e não segue a linha sacerdotal do pai, mas é chamado a ser um grande profeta e precursor de Jesus Cristo. A marca de João é anunciar um caminho de arrependimento e de conversão. Quando lhe perguntam o que deve ser feito, ele responde: partilhar túnicas e comida com o próximo; não serem corruptos; não maltratar ninguém, nem muito menos roubar (Lc 3,11.13.14b). De fato, sua pregação incomodava muita gente, inclusive Herodíades, que premeditava matá-lo, uma vez que João denunciava seu pecado. Assim, o Batista é preso e na primeira oportunidade, num banquete dado por Herodes, Herodíades se vinga e pede a cabeça do profeta através de sua filha. João é martirizado, mas seu testemunho repercutiu na vida de seus seguidores e dos discípulos de Jesus ao longo dos séculos.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Mc 6,17-29. Sinta os instantes finais da vida de João Batista. O que isso inquieta o seu coração? A radicalidade e o destemor do profeta certamente devem inspirar você em sua caminhada cristã. Você consegue lembrar de algum momento em que foi profeta em sua vida, mesmo nos gestos mais simples? O que na vida e na pregação de João Batista você gostaria de assumir para ser uma autêntica testemunha da Boa-Nova de Jesus Cristo? Assim como o Batista foi perseguido, quantas vezes você foi perseguido ou caluniado porque assumiu os valores do Evangelho e seguiu uma vida íntegra? Porém, em que momentos você deixou de ser profeta? Deixe a Palavra continuar ecoar em seu coração.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A pregação e a vida de João Batista mexeram muito com você. Apresente ao Senhor suas inquietações mais profundas. Mostre tudo aquilo que vem ao seu coração, principalmente o desejo de conversão inspirada na pregação desse grande profeta. Peça a Deus a graça de ser um verdadeiro profeta, principalmente, em meio a tanta injustiça e tanta coisa errada que presenciamos nos dias de hoje. Você pode dizer no seu íntimo: “Retira de mim todo medo e dá-me um Espírito de coragem para enfrentar os desafios que me aparecem dia-a-dia. Dá-me a graça de perdoar todos aqueles que me perseguem e que eu não desanime na missão a qual o Senhor me confiou”.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após abrir e apresentar seu coração para Deus, no silêncio do seu interior, deixe o Senhor responder aos seus apelos mais profundos. Respire profundamente e sinta a presença Dele que compartilha suas dores, seus temores e suas alegrias. Deixe a ação salvífica da Palavra de Deus agir em você. Assim como João Batista doou sua vida, abandone-se nos braços do amigo e Senhor: Jesus. Não tenha medo!
- Ação: O que o texto me faz agir?
O martírio mesmo sendo doloroso é visto como um grande testemunho na caminhada cristã. Ainda hoje há homens e mulheres que derramam seu sangue pelo Evangelho de Jesus Cristo. Entretanto, existe um martírio brando, suave que nos convida a “morrer” diariamente e “remar contra a maré” diante dos contra valores cristãos. Num mundo cheio de corrupção, egoísmo, desamor e tantas mazelas que presenciamos, somos chamados a testemunhar um autêntico caminho de conversão. Assim, o que devo partilhar com meus semelhantes? Quantas vezes devo dizer não à corrupção e tantas seduções que me batem à porta no dia-a-dia? Assumir esses valores, mais que atos heróicos, é o compromisso autêntico de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Você não esta só! Coragem!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).