Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou!
30 de abril de 2024Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.
2 de maio de 202401 de maio, 4ª feira, 5ª Semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire profundamente, deixe o ar novo entrar… Acalme seus pensamentos.
Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que aqueça seu coração e te leve a viver o evangelho.
Deixe o coração aberto para acolher as palavras do Evangelho João 15,1-8
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje nos convida a reler o evangelho do último domingo. A parábola da videira é uma bela e valiosa reflexão, especialmente nesse tempo pascal, para não esquecer a importância do verdadeiro e permanente encontro com a pessoa de Jesus. É a experiência do encontro que faz N’Ele permanecer, para que a vida de cada seguidor dê frutos.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus encanta pela beleza do seu jeito de anunciar sua mensagem. A vinha, os ramos, os cachos de uva, o sabor… Tudo fala da vida. Jesus é a videira verdadeira, Deus é o Pai, agricultor que cuida amorosamente. Ele poda o que impede a vida de florescer e frutificar. O segredo é abrir o coração estar unido à Deus assim como Jesus e, por meio D’Ele, se abrir ao encontro e amizade profunda com a fonte que dá sentido e transforma a vida em frutos de amor, amizade, respeito e justiça, como um ramo que se une à videira e produz o belo e saboroso fruto.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor, pela alegria de ser chamado ao encontro e permanência com Jesus, fonte de vida e pelas podas que, embora doloridas, promovem vida nova. E peça a graça de permanecer em Jesus e a sua Palavra permanecer em você, para que nesse compromisso de amor seja você, cada dia mais unido ao Pai como Jesus foi, fortalecido pela força do Espírito.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Releia o evangelho. Perceba os sentimentos que ele te provoca. Você se considera um ramo ligado à videira que é Jesus? Que podas já experimentou em sua vida e ajudaram você a crescer? Elas fortaleceram sua fé e permanência em Jesus fonte de vida? Quais suas dificuldades em permanecer unido a Jesus e à sua missão?
Ação: O que esse texto me faz agir?
Permanecer no amor em meio as dores, as perdas, as podas, as saudades, as alegrias, as descobertas… Permanecer no amor é o segredo.
Equipe do Lectionautas