“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”
10 de maio de 2023“… fui eu que vos escolhi”
12 de maio de 202311/05/2022 – 5ª feira da 5ª semana da Páscoa –
“Permanecei no meu amor.”
Espírito de amor, dá-nos o dom, a força de permanecermos no amor de Jesus e sermos testemunhas da alegria.
Mantra: “Deus é amor, arrisquemos viver por amor. Deus é amor, Ele afasta o medo“
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-11
Leitura – O que diz o texto?
Ao ler com calma, cada versículo com escuta amorosa, entre gradativamente na cena. No evangelho de hoje, acompanha a continuidade e conclusão da parábola da videira. Jesus reafirma seu desejo e orientação: Ele nos ama com o mesmo amor que o Pai o ama, chama a permanecer no seu amor, a guardar os seus mandamentos, como Ele guardou os do Pai. Seu desejo é a alegria plena para todos.
Meditação – O que o texto me diz?
Uma vez mais Jesus nos exorta à vivência do amor, a sermos fiéis ao amor e à experiência de comunhão dele com o Pai. Muitas são as forças e desejos ( falsas seguranças, apegos, autocentramento…) que nos querem roubar deste foco da vida como seguidores de Jesus. Qual atitude tem fortalecido nossa permanência no amor e na comunhão com Jesus e consequentemente com os irmãos? O que tem nos afastado da alegria, da vivência dos mandamentos?
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Silencie. Apresente ao Senhor as atitudes que te aproximam e também as que afastam da vivência no amor e comunhão. Peça ao Espírito Santo força para ser fiel ao Amor e à experiência de comunhão com o Pai, mesmo em meio às dificuldades e resistências. Agradeça pelo belo dom do amor de Jesus por você.
Contemplação – O que o texto faz em mim?
As palavras de Jesus convida a fazer uma busca interior: Tenho consciência do amor de Jesus por mim? Sou grato e respondo a esse amor? Tenho dedicado diariamente um tempo à oração, tempo este que alimenta o amor e a alegria de permanecer unido a Deus? Diante do que percebi, o que me comprometo a fazer para viver e espalhar a alegria e a grandeza do amor de Deus.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Como o Pai derrama seu amor sobre o Filho, Ele derrama seu amor sobre nós, seus discípulos. “…para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Busque permanecer firme no amor e no compromisso de, mesmo a partir de pequenos gestos, derramar o mesmo amor sobre os irmãos e irmãs em todos os lugares onde estiver ou passar, especialmente junto aos que mais necessitam, os que não são olhados, valorizados ou amados.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2