“Eu sou a videira e vós os ramos”
13 de maio de 2020Amai-vos uns aos outros como eu vos amei
15 de maio de 202014/05/20 (quinta da 5ª semana da Páscoa): Jo 15,9-17 – “Permanecei no meu amor”
- Leitura: O que o texto diz?
Preparando o ambiente para uma escuta atenta à Palavra de Deus, tome em mãos Jo 15,9-17. Você continua escutando atentamente o discurso de Jesus sobre estar unido a Ele, principalmente, por causa de seu amor. Mas, esse amor provém do Pai que o ama infinitamente e incondicionalmente. Um amor que os tornam tão íntimos que acabam sendo UM. Jesus nos ama com esse amor, fonte de vida e por isso a insistência de permanecerem em seu amor. Mas como fazer isso? Guardando seus mandamentos a fim de que se colha uma verdadeira e plena alegria. Isso não necessariamente quer dizer que os discípulos devem seguir a risca um conjunto de leis e regras para se tornarem perfeitos e amados pelo Mestre. “Guardar” é o mesmo que cuidar no mais íntimo do coração. É ouvir com atenção algo tão importante e bom para vida que não se sente pressionado em cumprir, mas se segue com liberdade e confiança em vista daquele que o ama e quer o seu melhor. Mais que obrigados, os discípulos são motivados e convidados a zelas pelas palavras do Senhor que geram vida.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando o texto de Jo 15,9-17, perceba o que o início do discurso de Jesus provocou em você. Da mesma forma que o Pai o amou, Jesus afirma amar cada um de nós dessa forma. Sinta esse amor. Deixe essa verdade cair em seu coração. Permita-o que ele faça você cada vez mais permanecer ligado a Ele. Sinta a alegria mútua entre você e o Mestre e o a compreensão de que guardar seus mandamentos é sinal de que Ele está cuidando de você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
As palavras de Jesus aos poucos foram tomando conta de seu coração. Elas foram iluminando-o e tornando-o mais sensível ao seu verdadeiro amor por você. Respondendo a essa ação, apresente ao Senhor tudo aquilo que ainda impede de você sentir esse amor. Há alguma situação ou área de sua vida em que faz você não acreditar profundamente nisso? Peça a graça ao Senhor de enxergar esse verdadeiro cuidado que Ele tem com você e passe a enxergar seus mandamentos não como obrigações, mas zelo correspondido a alguém que quer o seu bem. Assim, deseje permanecer n’Ele para que na sua vida brote uma genuína alegria.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A força do amor aquece nosso coração e transforma-o. No silêncio do seu interior, deixe o Senhor responder aos seus apelos. Permita que a Palavra aja em todas as áreas de sua vida. Experimente essa imensa alegria à medida que você vai sentindo que pouco a pouco está permanecendo junto ao Senhor.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Permanecer no amor torna o coração sensível à realidade que nos circunda. Vamos percebendo a necessidade do outro e dentro de nós vai despertando o desejo de agir. Veja o que o Senhor pede para você realizar e continuar seguindo-o como verdadeiro discípulo.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).