“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
9 de maio de 2023Permanecei no meu amor…
11 de maio de 202310/05/2022 – 4ª feira da 5ª semana da Páscoa –
“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.”
Espírito Santo envolvei-nos para que jamais nos percamos de ti e assim, permaneçamos no Pai e Ele em nós.
Refrão: “Ó Jesus, és a Videira e teu Pai o agricultor“
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8
Leitura – O que diz o texto?
Leia o texto contemplando cada versículo, escutando com o coração. Jesus apresenta, como sempre faz, uma imagem para comunicar profundamente sua mensagem, alcançar o coração dos ouvintes. Para que permaneçam unidos a Ele e ao Pai, usa a bonita imagem da videira e seus ramos, dizendo: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai o agricultor”. Ser ramo unido a Jesus, é ser capaz de produzir frutos, comunicar a vida pela Palavra ouvida e praticada. Não permanecer na unidade com Jesus é se desprender da videira, não dar frutos… Permanecer unidos a Jesus e a sua Palavra, é a condição para sermos discípulos verdadeiros e produzir frutos e estarmos unidos ao Pai, que cuida e ouve a cada um(a).
Meditação – O que o texto me diz?
Meditemos o convite da Palavra hoje: “permanecer Nele”, seguir Jesus, ser cristão é “permanecer’ em Jesus a videira, assim, também Ele irá “permanecer” em nós. Só assim será possível ser ramo vivo e capaz de crescer e produzir frutos e se multiplicar na árvore que por meio dos seus ramos, produz vida. Como está minha relação com o Senhor? Tenho conseguido “permanecer” em sua palavra?
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Em silêncio, agradeçamos a presença do Senhor em nós, a presença do Pai, do Espírito que permanecem em nós. Peçamos a força vital para permanecer neles… para produzirmos frutos, o testemunho de vida que edifica a construção do Reino, a vivência como ressuscitados…. Apresentemos nossas dificuldades e desejos para permanecer na fidelidade como discípulos, ramos da videira que é Jesus e o Pai o agricultor.
Contemplação – O que o texto faz em mim?
O que a imagem da videira, os ramos e o agricultor usada por Jesus, provoca em nós? Paramos na reflexão sobre o Pai que corta os ramos que não dá frutos e por isso é lançado fora ou na beleza e gratidão de sermos ramos da videira que precisa de nós para produzir os frutos? Quais frutos(testemunho) tenho produzido?
Ação – O que eu posso fazer a partir do texto?
O que a Palavra suscitou em nós? Qual atitude nos provoca praticar, para que o “permanecer” seja recíproco em nossa vida: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.” Quais ramos, em nós, precisa ser cortado o egoísmo, a intolerância…? O que preciso e desejo fazer crescer e frutificar?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2