Perdoar infinitamente…!
14 de agosto de 2024Um coração sempre capaz de amar
16 de agosto de 202415 de Agosto, 5ª feira, Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 18,21-19,1
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos traz um grande ensinamento sobre o perdão: perdoar sem limites. Quem não perdoa continua inapto ao perdão de Deus. Para receber o perdão de Deus é preciso, antes, perdoar o irmão por primeiro.
Meditação: o que o texto me diz?
A pergunta de Pedro a Jesus, sobre a questão do perdão, nos leva a refletir sobre nossa capacidade de perdoar. Será que perdoamos de forma eficaz? Perdoar não significa esquecer, pois as ofensas, muitas vezes, nos deixam marcas. Mas perdoar nos capacita a limpar o coração dos rancores e mágoas para ser capaz de amar com misericórdia. Quem já teve a oportunidade de oferecer o perdão por alguma ofensa recebida, sente alívio e bem-estar. O bom relacionamento fraterno precisa de correção e perdão. Aquele que pensa em pagar com a mesma moeda, está alimentando o desejo de vingança, e isso só leva ao prejuízo, caminhando contra os ensinamentos de Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Piedade, muita coragem para ser capaz de perdoar a si mesmo e a oferecer perdão a quem te magoou…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Pedro se dirige a Jesus com uma pergunta matemática: quantas vezes devo perdoar? Muitas vezes nos dirigimos a Jesus querendo respostas exatas. O que fazer? Como fazer? A quem? Para quem? Quantas vezes? Mas hoje, Jesus convida a mais, ir além de matemática, a ser pessoa que sempre perdoa.
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Assim Jesus respondeu a Pedro, deixando claro que a prática do perdão é sem medidas. Muitas vezes, conforme a ofensa, torna-se difícil dar um perdão completo. Precisa de tempo e disposição interior. Mas Jesus recomenda perdoar sempre, assim como Pai que perdoa infinitamente.
Equipe Lectionautas