O tesouro da Palavra…
16 de setembro de 2023Dizei uma palavra e serei salvo…
18 de setembro de 202317 de setembro, 24º Domingo do Tempo Comum
Respire lentamente, aquiete seu coração. Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Mt 18,21-35
Leitura: o que o texto diz?
Hoje, o tema principal do evangelho é o do perdão. Mateus recolhe as instruções de Jesus sobre a maneira como os irmãos devem proceder dentro da comunidade cristã. Sem o perdão mútuo torna-se impossível qualquer tipo de comunidade. O perdão é a mais alta manifestação do amor; o perdão é superlativo do amor.
Meditação: o que o texto me diz?
À vingança, Jesus opõe o perdão; à exigência do revide, Ele opõe a atitude de reconciliação além de qualquer fronteira. Assim, o perdão revela-se como uma experiência “subversiva”, pois subverte as tendências naturais do ser humano em revidar, vingar, “pagar com a mesma moeda”… Jesus sabe que somos frágeis como o barro; sabe também que com o barro de nossas vidas é possível fazer obras de arte. Por isso, a originalidade do cristianismo está na descoberta da grandeza do ser humano, no exercício da única força capaz de mudar o mundo: o amor real. Não há revolução maior.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Louve ao Senhor pela infinita misericórdia que Ele tem por você. A partir dessa experiência de perdão, reconheça como você se encontra diante da possibilidade de perdoar e da abertura do seu coração para acolher o perdão. Fale para Deus como se encontra diante dessa realidade. Peça ao Senhor que te ajude a perdoar…
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Você já experimentou o perdão de Deus? Traga à memória situações em que você “entrou no fluxo do perdão divino” e foi presença visível desse perdão nas relações com as pessoas.
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Fazer do perdão um estilo de vida, uma disposição permanente. Perdoar, perdoar, perdoar até que se torne um hábito do coração.
Equipe Lectionautas