
17 de março, 2ª feira, 2ª Semana da Quaresma
Perdoai e sereis perdoados.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 6,36-38
Leitura. O que diz o texto?
Lucas, ainda no contexto do sermão da planície, revela no texto de hoje o ensinamentos de Jesus a respeito da lógica do julgamento que é exercido por Deus: se é grande o pecado, maior é a sua misericórdia. Isso o Apóstolo Paulo vai lembrar aos Romanos: “onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça” (Rm 5,20). . A referência para o exercício da misericórdia é o próprio Deus, o Pai misericordioso, que em Jesus transborda de compaixão e misericórdia para com todos e todas. Também o planeta, nossa casa comum, precisa de misericórdia, de nossa compaixão. Está sendo devastado, explorado e agora.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O Apóstolo Paulo nos lembra, escrevendo à comunidade de Éfeso, que devemos ser “imitadores de Deus, como filhos muito amados” (Ef 5,1). Imitar a Deus é procurar ter as mesmas atitudes do Pai, que é misericordioso. Ser misericordioso como o Pai é viver a compaixão divina, que não exclui a Justiça, mas a completa. Jesus no Evangelho nos ensina a viver a misericórdia como medida para todas as nossas ações. Por exemplo: as ações de não julgar; não condenar; perdoar e ser generoso. Estas ações nos põem em sintonia com o projeto do Pai, pois tudo o que praticarmos com os outros será a medida para que também o Pai e os outros façam conosco. Afinal a misericórdia é o amor que plenifica o coração, transbordando sobre os outros, para aproximar o Reino de Deus das pessoas, e as pessoas do Reino. É a prática da misericórdia que dignifica o ser humano: tanto para quem a dá, quanto para quem recebe.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
“Senhor, eis aqui o teu povo, que vem implorar teu perdão… é grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração…”
Peça ao Senhor a graça de um coração misericordioso, capaz de não julgar, nem condenar, mas sim de perdoar e amar.
Peça ao Senhor a graça de se assemelhar a Ele e agir sempre com misericórdia e com amor para com as pessoas que de ti se aproximam, para com o planeta tão devastado e consigo mesmo. Peça também pelo Papa Francisco.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Sabemos que somos pobres pecadores. Também nós caímos por conta da nossa fraqueza humana e pecamos contra Deus e contra o próximo. Experimentamos muitas vezes as situações de morte e de ódio, que dominam o nosso mundo. Corremos o risco de perder a esperança. Mas temos confiança de que Deus não se cansa de nos perdoar. Sinta o seu abraço amoroso de um Pai misericordioso e compassivo. Você tem agido como uma pessoa misericordiosa para com o planeta, os pessoas, os animais e a si mesmo? Tem feito aos outros o mesmo que deseja que lhe façam? Com que você tem transbordado a sua medida: com misericórdia ou intolerância?
O que o texto me sugere a viver?
Às vezes pensamos que pecadores são os outros. Reconheçamo-nos todos pecadores, necessitados da mesma misericórdia. Dessa forma cessarão os julgamentos alheios.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.