“A quem muito foi dado, muito será pedido”
20 de outubro de 2021“Os sinais dos tempos”
22 de outubro de 202121 de outubro de 2021.
Lc 12, 49-53: “Pensais que vim trazer a paz?”.
Leitura: O que o texto diz?
Com muita atenção, leia o texto de Lc 12, 49-53. Escute Jesus falar, deixe-se alcançar pela Palavra de Deus. O Senhor Jesus fala que veio “pôr fogo na terra” e que “tem de receber um batismo”. Afirma ainda da divisão dentro da família. O Reino que ele anuncia cria rupturas. Cristo gostaria que o Reino fosse aceso. Mas, sua proposta não é aceita por todos. As pessoas podem ignorar e até rejeitá-la. Diante de Jesus as pessoas deverão tomar posição. O batismo pelo qual Jesus diz que está aflito trata-se de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Mas, Jesus quer implantar o projeto do Reino.
Meditação: O que o texto me diz?
Necessitamos ter consciência de que o mundo lá fora, é reflexo do que trazemos dentro de nós. Peça a Deus, que o fogo suave e santificador do Espírito de Deus queime tudo o que é contrário ao projeto que Jesus tem para você, sinta-se motivado(a) a renovar as promessas do seu Batismo, para viver na liberdade dos filhos(as) de Deus, sem reservas. Possibilite-se para que o projeto de Deus se realize na sua vida!
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Deus de bondade, que o Divino Espírito Santo, mantenha a chama do amor e da esperança acesa em nós, mas também nos ajude a reconhecer nos sinais dos tempos, a manifestação do Reino. Gere em nosso coração a gratidão, mesmo nos momentos dolorosos e adversos. Auxilie-nos Doce Hóspede da alma, a renunciar, a saber perder, a deixar ficar para trás tudo o que não nos faz bem e não nos possibilita sermos bons cristãos, nos impulsione a crescer na experiência de sermos misericordiados por ti Senhor!
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Descanse no Senhor neste momento, abandone-se na presença do Senhor e em seus braços. Assim, Nosso Senhor vai moldando a nossa vida, separando no mais íntimo de nosso ser aquilo que achávamos que fazia parte de nós e que não conseguíamos deixar, para possibilitar que o projeto do Pai se realize em nós, e que possamos vislumbrar e aproveitar mais das riquezas do Reino e de sua plenitude. Pois “transborda em toda a terra a bondade do Senhor!”.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Crendo em Jesus, traga em seu coração a necessidade de adorar o Senhor na Eucaristia. Busque-o! E diante dele, louve a Deus por tudo o que Ele tem feito na sua vida e na sua família. Interceda pelos seus familiares, principalmente por aqueles mais distantes de Jesus! Peça a Jesus a graça e o fogo purificador do Espírito Santo para agir na sua vida e na sua família.
Ir. Cleilton Alves da Silva, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.