Os desafios da missão
25 de maio de 2021Olhos abertos para si
27 de maio de 202126/05/21 (quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum): Mc 10, 32-45 – PEDIDOS QUE NOS DESVIAM DO SERVIÇO
Leitura: O que o texto diz?
Reserve um lugar tranquilo. Deixe o ambiente orante para esse momento. Perceba a presença do Santo Espírito. Tome sua Bíblia e abra em Mc 10,32-45. Hoje somos convocados a olhar nosso caminho com Jesus. Olhar esse caminho e reconhecer se estamos para servir ou para conseguir lugares de poder. Jesus durante a caminhada à Jerusalém mostra aos discípulos as dificuldades e sofrimentos que enfrentaria. No entanto, os irmãos Tiago e João parecem não compreender esta missão. Fazem um pedido ousado, desejam sentar-se na glória ao lado de Jesus. O pedido dos irmãos incomodou os outros discípulos. Tal pedido quebrou a harmonia da comunidade. O desejo de Tiago e João mostram como algumas intenções nossas podem nos desviar do serviço missionário. Jesus ainda lembra que a lógica do poder, da opressão já está presente nas nações, mas isso não pode invadir a comunidade. O serviço tem de ser nossa identidade.
Meditação: O que o texto me diz?
Releia Mc 10, 32-45, contemple a caminhada dos discípulos em direção a Jerusalém, veja o medo que cerca cada um deles. Faça-se presente nesta caminhada. Neste itinerário quais pedidos faço a Jesus? O que hoje em sua vida lhe desvia do serviço à comunidade? Tenho ainda sede de poder? Medite ao longo do dia o versículo: “quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve”
Oração: O que o texto me faz dizer?
Traga ao bom Jesus os seus pedidos, apresente-os com sinceridade. O que esses desejos falam de você? Conseguir elevar preces a Deus é gesto belo, é disposição de alguém que quer ser ajudado. No entanto, precisamos saber que esses pedidos revelam muito de nossa identidade, trazem aquilo que habita em nosso ser. Faça nesta caminhada discipular e orante pedidos a Cristo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após ter elevado os seus pedidos, chega o momento de deixar o Senhor fazer morada no seu íntimo, deixá-lo caminhar ao seu lado e dentro de você. Busque “purificar” os seus pedidos se, de algum modo, eles lhe desviam do serviço amoroso de Jesus. No silêncio, deixe a voz do Mestre lavar você de todo e qualquer intenção de poder. Permita que o Cristo, no silêncio contagiante, confirme seu serviço. Sinta todo o cuidado desse Mestre que lhe chama, caminha com você, escuta seus pedidos e lhe faz servidor.
Ação: O que o texto me faz agir?
Confirmados no serviço, vamos percebendo também nossos medos nesta caminhada desafiante, vamos enxergando os pedidos que podem nos desviar de Jesus e sua missão. Apesar de tantas marcas de opressão nas nações, deixe o amor se expandir, construa comunidade de servidores.
Pe. Mailson de Sousa Pereira
Especialista em Juventudes pela FAJE-BH. Assessora o setor juventude da Diocese de Crateús-CE, da qual é presbítero.