“Faça-se conforme a vossa fé”.
6 de dezembro de 2024Não tenha medo Maria!
8 de dezembro de 202407 de dezembro, sábado, Memória de Santo Ambrósio
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Mateus 9,27-31
Leitura: o que o texto diz?
Cristo Jesus se compadece ao ver o sofrimento das multidões. Estar como ovelhas sem pastor é estar totalmente abandonado, vulnerável, exposto a todo tipo de perigo. É diante desta realidade que Jesus vê quanta coisa precisa ser feita. O resultado de sua compaixão é a convocação e o envio dos discípulos para a missão, cujo objetivo principal é diminuir a dor e o sofrimento. Antes, porém, eles se abastecem da oração, das preces a Deus para que envie operários para a sua messe.
Meditação: o que o texto me diz?
Hoje, não é diferente. Por mais que haja gente empenhada para diminuir a dor do seu semelhante, ainda é necessário fazer muitas coisas. Precisa-se ainda de muitos operários. A missão é, em primeiro lugar, expulsar os espíritos maus, aqueles que fazem os outros sofrerem. Em seguida, curar as feridas causadas por estas pessoas. Nesta jornada missionária, há que primar pelos mais necessitados. Há realidades mais urgentes. Em suma, quando fazemos o bem, quando diminuímos a dor do outro, anunciamos a aproximação do Reino de Deus. Pequenos gestos de amor podem representar sinais da chegada desse Reino.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre os sinais do Reino que você evidencia com seus atos.
Peça ao Senhor que lhe dê a graça de experienciar a compaixão em sua vida, vivendo o amor solidário e serviçal aos irmãos, sobretudo aos mais necessitados. Assim, sendo, você será fiel à missão que o Senhor lhe confiara de amar sempre.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você busca viver a compaixão para com seu semelhante? Você faz multiplicar os sinais do Reino, sobretudo para com os mais necessitados? Você ora a Deus para que envie mais operários para o trabalho de vida e liberdade para todos?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”. O Senhor da Vida e do Amor quer ver a humanidade feliz, vencendo todos os males, a fim de que todos tenham vida em abundância.
Equipe Lectionautas