Enfrentando o medo (Lc 19, 11-28)
19 de novembro de 2014Uma grande família
21 de novembro de 2014Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.
Lendo diversas vezes este trecho do evangelho, fiquei pensando quais seriam os sentimentos de Jesus olhando para o país em que vivo, onde a grande maioria se declara cristão, mas, mesmo assim, não conseguimos ser uma sociedade equilibrada, pacífica e justa. Quanta semelhança mantemos com a Jerusalém sobre a qual Jesus chorou!
Não há como deixar de pensar que a sociedade é a soma de todos nós e, também, que Jesus visita, pessoalmente, cada um.
Penso que, nossa contribuição para uma sociedade melhor, sempre partirá do que somos, principalmente porque não temos como mudar o outro, mas podemos mudar a nós mesmos.
O convite da oração de hoje é contemplar nosso coração, procurando identificar a presença de Jesus e a paz que Ele nos traz. Lembrar-se dos momentos que não conseguimos manter a paz e identificar se neles conseguimos perceber a presença do Senhor, se conseguimos respeitar sua presença, conformando-nos a Ele na palavra e na ação.
A Trindade habita em nós, portanto seremos visitados sempre que tomarmos consciência dessa presença. Peçamos, então, que o Espírito nos ajude nos momentos de maior angústia, de tensão, de conflito ou naqueles em que podemos perder a paz, a nos conscientizarmos dessa presença transformadora. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG