Colham a paz, o Reino de Deus chegou até vocês (Lc 10,1-9)
26 de janeiro de 2018“Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor!”
28 de janeiro de 2018Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
— Vamos para o outro lado do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
— Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago:
— Silêncio! Fique quieto!
O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
— Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros:
— Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!
Oração:
Bom dia Querida Trindade! Como me alegro por poder passar mais esse momento junto de vós. Obrigado por mais essa oportunidade de viver a comunhão convosco através da oração com a palavra. Gostaria de pedir que conduzais esse momento, mostrai-me o caminho para que eu possa seguir…
A palavra de hoje nos convida a sair de onde estamos, passando para a outra margem. Ele nos envia, mas ao mesmo tempo vem conosco. Pode parecer que Jesus não esteja se importando com a tormenta que nos molesta. Mas na verdade é Ele quem acalma a tempestade e traz a calmaria. Portanto confiemos que sua presença basta. Se com Ele estamos, nada devemos temer.
Mais uma vez Jesus nos convida a sair do nosso comodismo e a nos colocar em caminho… Seguramente esse caminho nos levará ao serviço e ao amor (ágape). Embora seja difícil partir nessa jornada, essa decisão não é a maior dificuldade que encontraremos. O mais difícil é viver em meio as tempestades que estão por aí. Podemos refletir sob quais tempestades estamos vivendo agora… O que me atormenta? Quais as dificuldades estou enfrentando nesse caminho de seguimento e missão?
Sair de nós mesmos, da nossa zona de conforto… e tomar a decisão de partir com Jesus nos vai exigir fé. Não basta que acreditemos que Ele está conosco. É preciso confiar na sua atuação em nossas vidas, na sua proteção, companhia e providencia. Jesus é aquele que acalma o vento e o mar. Isso é controla aquilo que não se tem controle…
O evangelho de hoje nos convida a não fixar nossos olhos na tempestade, mas sim, olhar para o próprio Cristo. Abra os olhos e veja a luz, o consolo, a força, a paz que só Ele pode nos dar para viver bem as tormentas que hão de aparecer no caminho dos seus discípulos. Ao viver um grande problema, eu consigo não fixar-me nele, mas sim lançar meu olhar para Jesus?
Ajuda-me Jesus a ter um coração valente, capaz de seguir-te para a outras margens. Forte, capaz de resistir as dificuldades e sobretudo um coração confiante para nunca ficar pelo caminho ou afundar-me no medo! Maria, mãezinha! Peço sua companhia, que é sempre minha alegria. Ensina-me a viver no amor e para o amor, como fizeste tão bem.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte.