“Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão…”
13 de setembro de 2022“O discípulo a acolheu consigo”
15 de setembro de 202214 de Setembro de 2022 – Festa da Exaltação da Santa Cruz
Jo3, 12-17 – “para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna”
- Leitura: O que o texto diz?
A Festa da Exaltação da Santa Cruz nos recorda a dedicação das basílicas em Jerusalém sobre o Gólgota e o Santo Sepulcro. Esta festa está ligada a outros fatos históricos uma vez que Deus se manifesta da História, mas o importante que se ressalta é o significado da Cruz.
Já prefigurada no Antigo Testamento por sinais diversos, como, por exemplo, a árvore que deu o fruto ligado ao surgimento do pecado, agora a Cruz é árvore que dá o fruto da Salvação, como o foi aquele mastro erguido com uma serpente de bronze por Moisés que salvava aqueles que eram atacados pelas serpentes venenosas.
A cruz definitivamente é sinal de Salvação que o próprio Senhor a instituiu. Ele foi elevado na cruz para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.
- Meditação: O que o texto me diz?
Deus amou o mundo. Sim. Deus amou o mundo e com isso Jesus diz a Nicodemos que todas as coisas criadas são amadas por Ele, tudo o que compreende a pessoa e suas relações. Ele não se importa com nossos pecados e limitações. A nós caba crer Nele e esse crer leva-nos a corresponder com o mesmo amor até que as imperfeições sejam somente uma pequena parte em nós.
Crer está além de uma simples confiança. É uma verdade em cada ser humano que se realiza plenamente na vida em comunidade. O que “eu” creio individualmente é validado num Povo que crê. Quando crianças, temos um jeito de crer, temos uma imaginação de quem é Deus, mas ao crescermos e conhecermos melhor a Palavra e a Igreja descobrimos quem é Deus e percebemos que é Alguém além do que imaginamos, porque é Alguém concreto e atuante na vida do mundo.
Crescer na experiência de crer é algo maravilhoso, pois cada vez mais mergulhamos no mistério da Revelação de nosso Senhor que foi elevado na Cruz para provar o tamanho do seu amor até as últimas consequências.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Pense nalguns instantes o que significa a cruz para você e a partir deste símbolo, que talvez você o tenha por perto, olhe para ele, beije, dê um destaque para ele dentro da sua casa ou ambiente de trabalho, sabendo que você está vivendo a Salvação que Deus oferece a todos e a esse amor de Deus, você quer dedicar-se.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Infelizmente o símbolo da Cruz é deturpado por outras linhas de religiosidade ou ideologias, mas isso não interfere na vida de quem sabe o que significa a cruz. Sabendo do amor com que Deus amou o mundo, também nós, tocados por esse amor, nos dedicamos a amar a Deus e sua Criação. Mais do que exaltar a cruz, somos chamados a carregar as nossas e com alegria, pois essa é a condição de seguimento do Senhor. Seguir Jesus é seguir seus passos até o amor último. Estamos dispostos?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A Cruz é o símbolo máximo do perdão, apesar de ter sido sinal de condenação. Se há alguém a quem você tem condenado no coração e eleve-se a atitude do perdão.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.