Viver sob o olhar amoroso do Pai que tudo vê
19 de junho de 2024Onde está o teu tesouro?
21 de junho de 202420 de junho, 5ª feira, 11ª Semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 6,7-15
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus ensina os discípulos a rezar. A oração transforma não somente nosso interior, mas nos impulsiona a transformar a realidade que nos circunda. A oração do Senhor quer causar em nós uma transformação não apenas no modo de rezar, mas no modo de compreender o que é a oração.
Meditação: o que o texto me diz?
Estamos diante de um dos mais conhecidos trechos das Sagradas Escrituras, quando Jesus ensina-nos a orar e a fazer da vida oração. Jesus sabe da necessidade da oração na vida de seus discípulos. Por isso, resolve ensiná-los a orar. A primeira exortação ensina a não multiplicar palavras como fazem os pagãos. A oração não está na força das palavras, mas na sinceridade e profundeza do coração. Em seguida, Jesus apresenta o modo de como se deve rezar. É o Pai-Nosso! Depois de concluí-la, Jesus enfatiza a importância de perdoarmos uns aos outros. Assim como o Pai do Céu nos perdoa, também os discípulos precisam pôr em prática o perdão.
Oração: o que o texto me faz dizer?
O “Pai nosso” é como um itinerário de vivências. É oração que brota da vida e ilumina a vida. Rezemos o Pai Nosso…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Que “pão de hoje”, ou seja, que necessidade você está precisando pedir? Que ofensas você precisa pedir-lhe perdão? Quais tentações você deseja que Deus te livre? Você precisa perdoar alguém?
“Pai Nosso…” exclama Jesus. A busca e o modo de orar sempre inquietaram as pessoas. A chamada de atenção de Jesus à oração e à prática do perdão mexeu na vida de seus discípulos. O que provoca em você?
Ação: o que posso fazer do texto?
O Pai Nosso é a oração do Reino de Deus. Ao longo deste dia vamos rezá-la várias vezes. Também precisamos rever a maneira que rezamos…
Equipe Lectionautas