… o que fizestes ao menor dos meus irmãos é a mim que fizeste.
19 de fevereiro de 2024“…Aqui está quem é maior que Jonas”
21 de fevereiro de 202420 de fevereiro, 3ª feira, 1ª semana da Quaresma.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mc 6,7-15
O evangelho de hoje é um dos mais conhecidos trechos das Sagradas Escrituras, quando Jesus ensina-nos a orar e a fazer da vida oração. A partir de uma crítica ao modo como os hipócritas costumavam fazer suas orações, Ele nos convida a uma oração que não se prenda em formalismos ou em vaidades. O “Pai nosso”, é proposto como referência para nosso modo de orar. Começa tua oração dizendo ao Senhor: Pai, estou aqui.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Seguindo a lógica do Discurso da Montanha, Jesus nos convida a mais uma revisão de vida, tendo como ponto de partida a oração. O “Pai nosso” é como um itinerário de vivências. É oração que brota da vida e ilumina a vida. Os sete pedidos feitos no Pai Nosso estão intimamente ligados à realização do Reino de Deus entre nós e são, por isso, pedidos-ação, pois neles está a ideia de um Deus que nos ouve como Pai amoroso, mas também a nossa disposição de sermos filhos que querem colaborar para que a obra aconteça.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que acolha a tua súplica pelo mundo marcado pela guerra, pela divisão. Peça também que Ele não te deixe cair na tentação de desistir ante o medo e que possa resistir frente a tantas grosserias com as quais convivemos. Que Ele te torne capaz de amar e perdoar sempre.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
“Seja feita a tua vontade…”, reza Jesus ao Pai. A oração do Senhor quer causar em nós uma transformação não apenas no modo de rezar, mas no modo de compreender o que é a oração. Desta maneira, a partir da palavra somos convidados a reconhecer que oração é um diálogo dos filhos com o Pai; que seu lugar não é apenas o templo, mas a casa, o quarto, o íntimo do ser; que por mais que seja feita individualmente tem sempre um caráter coletivo, sendo uma súplica “nossa”; que a construção do Reino, com pão, perdão e paz é o horizonte de toda ação cristã. Do fundo do coração diga ao Senhor: “Pai, estou aqui, seja feita tua vontade!”
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Reze ao longo dia o Pai Nosso… saboreie cada palavra.
Equipe do Lectionautas