Felizes sois vós
26 de julho de 2023A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende
28 de julho de 202327 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho Mt 13,10-17
Leitura: O que o texto diz?
Com o ensinamento de hoje, o evangelista Mateus nos faz recordar a passagem do capítulo 11,25 que diz: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos”. Isto porque os sábios não eram capazes de perceber um sinal do céu na ação de Jesus, mas os pobres viram em Jesus a realização de suas esperanças. “Bem-aventurados, porém, são os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque escutam!”, diz Jesus. O Reino tem uma lógica que só se entende quando aderimos a Jesus. Caso contrário, perde-se tudo. Até o pouco que já possuíam. Ou seja, aqueles que tem o Espírito aberto à verdade receberão os tesouros do céu.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus acolhe a todos que dele aproximam e os convidam à abertura e leveza do coração para escutar e acolher os ensinamentos do Reino com fé e humildade para melhor entender e anunciar aos outros. Assim fizeram os discípulos de Jesus e assim podemos nós fazer: anunciar a Palavra a todos aqueles que se abrirem para a escuta.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de se manter firme no discipulado de Jesus e acolher o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus. Alegre-se e confia, na certeza de que vale a pena se colocar na escuta da Palavra e anunciá-la aos outros.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Não há pior cego que aquele que não quer ver”, diz a sabedoria popular. Quantas vezes as parábolas do Evangelho nos querem dizer algo sobre a nossa própria vida, e lhes fechamos os olhos e os ouvidos? Que oportunidades dou a Deus para que me vá “abrindo os olhos” com as suas “parábolas”?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
É preciso perceber os sinais de que nos deixamos “tocar” por Deus: a alegria, a paz interior, a sensação de felicidade e plenitude, de que “cada coisa está no seu lugar”, de que há tantas belezas que nos rodeiam a cada… Abrir os olhos, atenção ao instante que passa isso ensina o evangelho de hoje.
Equipe do Lectionautas.