“Prestai atenção à maneira como vós ouvis!”
23 de setembro de 2024O envio missionário dos discípulos…
25 de setembro de 202424 de setembro, 3ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 8,19-21
Leitura: o que o texto diz?
Nosso discipulado não é determinado por termos nascido em uma família religiosa ou apenas por sermos batizados, mas por nosso compromisso total com o Evangelho e um seguimento incondicional de Jesus. Só então podemos realmente dizer que somos seu irmão ou irmã.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus não desconsidera seus familiares, mas, por causa de seu compromisso com o Reino de Deus, ele prefere os novos laços da fé. É mais importante ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus do que se apegar a convenções sociais. Ouvir e Praticar a Palavra é o requisito para nos tornar parte da nova família de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de estar atento à sua Palavra e que ela transforme sua vida.
Diga ao Senhor que você deseja permanecer no seu amor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Com o desejo de realmente ser da família de Jesus, reflita: Você tem apenas ouvido a Palavra de Deus ou buscado praticá-la? Você se sente parte da nova família de Jesus? Que te impede de seguir Jesus mais de perto?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Jesus diz: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Seus irmãos e irmãs são aqueles que vivem o amor, a bondade, a generosidade… ou seja, aqueles que vivem a Palavra e assim renascem para a vida a cada dia.
Equipe Lectionautas