Frutificar e iluminar…
25 de setembro de 2023Não levem nada pelo caminho…
27 de setembro de 202326 de setembro, 3ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum.
Silencie. Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de
Lc 8,19-21
Leitura: O que o texto diz
O texto vem nos dizer que Jesus instaura uma nova maneira de nos relacionarmos. Nossos pais, nossos irmãos e nossas famílias, nunca deixarão de ser importantes para nós. No entanto, nosso amor, nosso respeito e nossas virtudes, também tem de ser extensivos para além de nossas famílias. Enfim, a todos aqueles que comungam e colocam em prática a Palavra de Deus. Nosso discipulado não é determinado por termos nascido em uma família religiosa ou apenas por sermos batizados, mas por nosso compromisso total com o Evangelho e um seguimento incondicional de Jesus. Só então podemos realmente dizer que somos seu irmão ou irmã.
Meditação: O que o texto me diz
Nossa gentileza tem de abraçar a todos irmãos e irmãs. Não somente aqueles que colocam em prática a Palavra de Deus, mas todos aqueles que dela necessitam. Jesus não desconsidera seus familiares, mas, por causa de seu compromisso com o Reino de Deus, ele prefere os novos laços da fé. É mais importante ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus do que se apegar a convenções sociais. Ouvir e Praticar a Palavra é o requisito para nos tornar parte da nova família de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor a graça de ser anunciador da Palavra de Deus a todos que dela necessitam. Que sejamos anunciadores e que tenhamos um olhar atento para a inclusão de nossos irmãos. Peça a graça de estar atento à sua Palavra e que ela transforme sua vida. Diga ao Senhor que você deseja permanecer no seu amor.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Contemple a cena do evangelho. Imagine-se entre o grupo que presenciou aquela cena. Jesus diz: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Seus irmãos e irmãs são aqueles que vivem o amor, a bondade, a generosidade… ou seja, aqueles que vivem a Palavra e assim renascem para a vida a cada dia.
Ação : O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Verificar e encontrar nossos irmãos, os quais estão afastados da comunidade para um momento de escuta, ouvindo seus clamores, apresentando assim, um Pai Misericordioso, o qual não faz distinção e não exclui ninguém. Que possamos seguir os passos de Jesus, continuando sua missão no Reino de Deus. Este evangelho desperta o ardor missionário, vontade de ir ao encontro dos que sofrem levando a paz e o entendimento da Boa Nova. Ao mesmo tempo, acorda o desejo pelo conhecimento e o estudo da Palavra de Deus.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.