Semear sempre…
23 de setembro de 2023Frutificar e iluminar…
25 de setembro de 202324 de setembro, 25º Domingo do Tempo Comum.
Silencie. Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Mt 20,1-16a
Leitura: O que o texto diz
O texto apresenta uma parábola onde Jesus compara o Reino de Deus com um proprietário da vinha que vai em busca de trabalhadores. O Evangelho nos convoca a rever nossas atitudes em relação a Deus e ao próximo e perceber se estamos respondendo ou não aos apelos que Deus nos faz. Ele nos chama a qualquer hora, em qualquer momento da nossa vida e nos trata de acordo com a sua justiça. A Palavra alerta-nos de que os nossos procedimentos, nossa maneira de pensar e de ver o mundo não é a mesma de Deus. Deus age diferente de nós. Seu conceito de justiça não é o mesmo que temos. Para entender a lógica de Deus, duas coisas são fundamentais: conversão e ver as coisas com o olhar divino. As medidas e as sentenças divinas, sempre misericordiosas, estão muito além do arbítrio e da compreensão dos seres humanos.
Meditação: O que o texto me diz
Deus é generoso e compassivo conosco. Nos chama para estarmos junto a Ele. O evangelho revela o quanto nossa visão nos limita a ver o tamanho do amor de Deus e de Jesus por cada um de nós.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor meu Deus, que cuida de tudo o tempo todo. Que cuida de mim e de toda humanidade. Apesar dos nossos defeitos, dos nossos pecados, das nossas falhas de caráter, do nosso egoísmo, do nosso desamor e de tudo que temos ainda que evoluir, não nos deixe sós. A vida que temos, presenteada por Vós, merece ser vivida com todo amor e reverência, como fez Jesus, nosso maior exemplo de fidelidade, amor e respeito.
Obrigada pelas inúmeras bençãos que recebemos de Ti, todos os dias. Não desista de nós. Esteja conosco sempre, pois só assim poderemos ser pessoas melhores, como planejado por Vós.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O texto me faz refletir sobre O “tempo” de trabalho e o “pagamento” relacionado ao mesmo de cada um de nós.
Deus nos chama para estarmos caminhando com Ele e observando suas orientações. Alguns de nós chega mais cedo, outros mais tarde, uns aprendem mais rápido, outros demoram mais… Mas para Deus nada disso importa. Ele nos ama incondicionalmente. E Ele nos abençoa e cuida de nós mesmo sem merecermos.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
A partir desta parábola acredito que posso buscar desenvolver um olhar mais generoso e solidário para com meu irmão, com o próximo, principalmente quando ele não atende as minhas expectativas, ou quando me decepciona.
Jesus através desta história, nos fala sobre a bondade de Deus, Sua paciência, Seu perdão e de Seu desejo em nos transformar em seres de fé e de amor, assim posso buscar seguir seus ensinamentos e mirar em seu exemplo.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.