“Pensais que vim trazer a paz?”
21 de outubro de 2021“A necessidade de conversão e a paciência de Deus”
23 de outubro de 202122 de outubro de 2021.
Lc 12, 54-59: “Os sinais dos tempos”
Leitura: O que o texto diz?
No silêncio e na tranquilidade fruto da experiência do Espírito Santo, leia atenciosamente o texto de Lc 12, 54-59. Participe da cena em questão, observe Jesus falar às multidões. De fato, o momento da decisão está chegando e os sinais o anunciam. Ao atentar aquelas pessoas, de cultura agrícola, Ele faz uma importante constatação: elas conseguiam interpretar os fenômenos da natureza, mas não conseguiam explicar o tempo presente, em relação aos sua vontade mais profunda, e, assim, não eram capazes de significar a vida. Portanto, no decorrer do tempo histórico há ocasiões e pressupostos prenhes de consequências. É necessário saber distingui-las.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus está ali no meio deles, demonstra com inúmeros sinais o Reino de Deus e muitos ignoram, fecham os olhos e os ouvidos à verdade revelada. Enquanto Jesus está com eles, é tempo de possível reconciliação. Então poderei me questionar: Sei interpretar o tempo presente? O que realmente dará significado à minha vida e poderá realizar-me plenamente? Preciso me decidir no hoje na minha vida por Deus. Não tenhamos medo!
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Ó Deus, Pai de todos os povos, fazei-nos verdadeiros missionários e promotores da paz! Dai-nos a graça de “construir pontes em lugar de muros, oferecer a misericórdia de Jesus e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças”. Expulse de nosso coração o medo, a hipocrisia e falta de responsabilidade pelo outro e pela casa comum. Ó Paráclito, instrua-nos a discernir os sinais dos tempos.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra? Que o Senhor Jesus seja o nosso companheiro em nossa análise do tempo. Nosso tempo é de busca de entendimento, da acolhida, de se fazer próximo do outro, de ver que o outro é meu irmão, filho do mesmo Deus Pai. Esse, afinal, é o tempo inaugurado por Jesus e no qual vivemos. Estamos preparados para vivê-lo?
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Em atenção a Palavra de Jesus, procure se organizar em seu tempo, para buscar o Sacramento da Reconciliação. Reze pela humanidade e peça ao Espírito Santo o milagre do amor, para que a todo momento, nos auxilie na construção de um mundo mais fraterno e humano.
Ir. Cleilton Alves da Silva, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.