“A nova lei é a do Amor e do bem à vida”
14 de fevereiro de 2021Não sejais legalista, viva a lei do amor
16 de fevereiro de 2021LECTIO DIVINA – 15-02-2021
Mc 8, 11-13
“Os Sinais de Deus”
Leitura: O que o texto diz?
Mais uma passagem de conflito entre Jesus e os fariseus. Desta vez, uma transição com o objetivo de piorar suas relações. O jesus humano está cheio de emoções. Este é interpelado para dar sinal do céu, ou seja, expectativa de algo milagroso, como prova de sua messianidade, de sua autoridade, afinal era filho de carpinteiro. Jesus nega e fala da geração desacreditada, uma conotação negativa. Ora, a natureza messiânica de Jesus era o maior sinal do céu. Na verdade, os fariseus não buscavam verdade, e sim, justificativa de seus comportamentos, uma vez que, sua maior ameaça era Jesus, e portanto, eles viviam a prossegui-lo.
Colocar Deus à prova, questioná-lo, é muito real em nossos dias. A falta de fé e interesse, podem nos tornar cegos às coisas de Deus, porém, seus sinais estão diariamente em nossas vidas, e muitas vezes, em pequenas situações ou detalhes. O coração duro é outro fator que impacta em nossa cegueira. O milagre da encarnação de Cristo era desacreditado por causa da identificação com os pobres, excluídos, marginalizados, etc, por não ser o justiceiro da espada tão esperado. Que não sejamos como os fariseus e enxerguemos os sinais de Deus na solidariedade, na paz, no amor ao próximo, àquele que sofre preconceito e discriminação.
Meditação: O que o texto me diz?
O discernimento é fundamental em nossas vidas, e para isso, se faz necessário meditar, refletir sobre tudo, inclusive sobre os sinais de Deus em nossa vida, ensinada na palavra de hoje. Qual geração você se sente inserido? A do espetáculo e estrelismo, credulidade, superficialidade, ou a que vive sua fé verdadeiramente enxergando os sinais de Deus, testemunhando fraternidade e solidariedade? Aliás, você sequer confia em Deus? Ele está ao seu lado para te acompanhar e te direcionar em seu plano de vida. Se abra e sinta-O.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Em conversa diária com Deus, nos tornamos mais sensíveis aos seus propósitos para nossa vida. Ser grato por tudo já é um dom, ainda que nem tudo tenha se realizado da forma esperada. De tudo, permanece o aprendizado e maior conhecimento e sensibilidade, sendo esta, necessária para percebermos em quais pontos podemos e devemos ser melhores. Peça a Deus a renovação do seu coração e que visualize e sinta suas graças em pequenas situações cotidianas de sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Se sentir necessidade, releia o texto para melhor absorção. Imagine-se no lugar dos fariseus hipócritas duvidando de Jesus, fechados à verdade salvífica. Se abra a uma vida nova, Deus é misericordioso, e seu amor incondicional. Lembre-se de quando Jesus afirma: “…eu sou o caminho, a verdade e a vida…” (Jo 14, 6)
Ação: O que esse texto me faz agir?
Sensibilizados e abertos aos sinais de Deus, a nossa fé se torna inabalável e somos fiéis à palavra. Seja um fiel seguidor de Cristo, participando de sua ressurreição na vida dos que ainda não o experimentaram, enxergando e sentindo Deus no próximo, testemunhando seus sinais, através do acolhimento, amor e partilha. Isso sim, será um grande sinal..
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.