VIII Domingo do Tempo Comum – Ano A
26 de fevereiro de 2017“E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”
1 de março de 2017Aí Pedro disse:
_ Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Jesus respondeu:
_ Eu afirmo a vocês que isso é verdade: Aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.
Oração: Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. (Eclo 35, 1-2)
A leitura de hoje ajuda-nos a refletir sobre o quanto estamos dispostos a seguir Jesus. Será que já podemos dizer com destemor, como o fez Pedro:
_ Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Ou ainda seguimos a Cristo com passos tímidos e inseguros?
Jesus afirma que aquele que deixar casa, irmãos, mãe, pai, filhos e terras terá conquistado cem vezes mais casas, irmãos, filhos, mães e terras…. Acreditamos verdadeiramente nisso?
Em uma sociedade que nos convida ao acúmulo de: dinheiro, seguidores (ditos “amigos”), roupas, calçados e tantos outros bens materiais; Jesus nos convida ao desapego. Desapegar de tudo o que nos impede a dar passos largos e firmes ao seu lado. Ele nos convida a deixar não só bens materiais mas os nossos parentes mais próximos. Essa proposta pode causar uma certa inquietação. Não será uma atitude radical demais? Mas se fizermos a releitura da passagem e observármos as relações que grande parte das pessoas estabelecem no seio familiar, podemos perceber o distanciamento entre elas. Será que os filhos já não abandonaram os pais? Será que as mães e os pais já não abandonaram os filhos? Os irmãos já não se abandonaram?
Jesus está presente em todos. Ele está e se faz presente em todos os lugares e momentos. Portanto, Cristo nos convida a acompanhá-lo por todos os lugares e percebê-lo em todas as pessoas!
Cumprir os preceitos de Cristo é amar independentemente de termos um vínculo consanguíneo. Ele nos convida a viver intensamente o amor incondicional o que, consequentemente, irá gerar uma família cem vezes maior do que temos, mas também perseguições! Viver o seguimento a Jesus supõe arriscar-se, mas é o caminho que nos aproxima da vida eterna.
“Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.”
Confiantes na Palavra que não volta sem dar frutos, peçamos a Deus que nos dê coragem para arriscar-nos. Que nos ajude a desapegar de tudo o que tem sido empecilho para o seguimento fiel a Jesus Cristo. Peçamos também a nossa mãe querida, que nos auxilie na caminhada da fé para que possamos dizer o Sim com entrega total ao Amor de Deus. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – BH