“Eis o meu servo, que escolhi; o amado, no qual está meu agrado”
17 de julho de 2021Não sejamos incrédulos
19 de julho de 202118-07-2021 – Mc 6, 30-34
“OS MISSIONÁRIOS”
Leitura: O que o texto diz?
Após terem sido enviados em missão, o evangelho de hoje retrata o retorno dos doze, cansados, porém, satisfeitos. Um líder, deve sempre estar atento às necessidades de sua equipe, seja em qual área for. Jesus percebe o quanto seus discípulos estão esgotados após a grande missão, e os chama a um lugar deserto. Ora, não se trata somente de restauração física, mas também, espiritual. Grande exemplo de missionário e pastor, Jesus deseja que seus apóstolos orem, ouçam o que Ele tem a falar, e se restabeleçam em preparação à novas missões que virão. Quando pensamos em missão, não devemos lembrar somente dos que estão ligados à igreja, mas existem outros missionários nos dias atuais, como os políticos que são responsáveis pelo seu povo, pela sua proteção e necessidades. Quando Jesus chega com seus seguidores, a multidão já se encontra, e consequentemente, não descansam. Porém, Jesus aproveita e ensina com seu testemunho, os discípulos a serem sensíveis ao próximo, ao necessitado, com compaixão e empatia. Deus prometera ao povo, ser guiado espiritualmente, e por meio de Jesus realiza sua promessa, ou seja, o Mestre jamais faria descaso das ovelhas sem pastor.
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto para aprofundá-lo. Que palavra ou frase mais te chama atenção? Aplique-a em sua vida. Tem percebido e seguido os bons exemplos do missionário e bom pastor Jesus? Tem atentado para o tempo de descanso, aproveitado para se restaurar, uma vez que, o texto deixa claro que muitas vezes nem tempo de parar um pouco temos, por causa do ativismo? Jesus é o próprio ensinamento de tudo que devemos ser e como ser. Os apóstolos aprenderam convivendo com o Mestre. E você? Está disposto a aplicar todo ensinamento e ser missionário? Jesus é a fonte de toda fé.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus, abra seu coração e agradeça por tudo que tenha realizado em sua vida até o dia de hoje. Não seja somente aquela pessoa que pede. Seja grato até pelas oportunidades recebidas, porém, não aproveitadas. Aquilo que não conseguiu peça a graça de Deus e se abra às mudanças, elas são necessárias. Aprenda com o grande missionário Jesus e seja um bom discípulo, que olha para o próximo com compaixão
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Imagine-se como sendo um naquela multidão com fome e desamparado. Ao sentir que Jesus se preocupa com você, e recebe o alimento dEle, não somente o material, mas principalmente o espiritual, uma vez que Ele é o maior de todos os alimentos?! Nos traz paz, amor, fomenta em nós a esperança de seguir mesmo com as dificuldades. Assim, conseguimos ter empatia com os demais, após experimentar em Deus o desejo de ser seu seguidor.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Após sentir o amor de Deus, transbordamos nesse amor e desejamos que os outros experimente-o. Seja testemunho de Cristo, se compadecendo com o próximo necessitado e vá ao encontro de cada um, sem esquecer que, na hora do descanso, deverá fazê-lo e se restabelecer, porém não descanse do Senhor, e sim no Senhor. Você é um missionário.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.
Imagem: Tissot