“Diz Jesus: eu quero, sê purificado”
26 de junho de 2020Solenidade de São Pedro e São Paulo
28 de junho de 2020Mt 8, 5-17 (27/06/2020)
“Os milagres de Jesus, apontam o Reino de Deus aqui na terra”
Leitura: o que diz o texto?
Tomando para si as dores do povo, o que aponta para sua expiação na cruz, Jesus realiza diversas curas. Sejam elas físicas, psíquicas ou espirituais, devolvendo assim a dignidade da pessoa humana, seja ela rica ou pobre, deste ou daquele grupo. O que o Filho de José e Maria de Nazaré quer é que todos sejam livres. E ele as realiza pelo poder da sua palavra e do seu acolhimento. Antes de curar o servo do centurião, admira-se de sua fé e mesmo não sendo um dos seus seguidores, olha para os seus e diz que ele sim, sabe o que é fé.
Meditação: o que me diz, o texto?
Como ressoa em seu coração o fato de Jesus colocar como exemplo o testemunho de fé de um homem que não fazia parte do seu grupo de seguidores? O seu seguimento a Jesus de Nazaré está em qual nível de fé? Agrada a você o modo simples e direto como Jesus age nessas situações? Percebe que ele não cobra, a princípio, ser seu discípulo para manifestar o seu amor total e incondicional à toda pessoa humana? O cristianismo hodierno se assemelha a essa postura de Jesus de Nazaré?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Encontramos no episódio de hoje um homem que está fora da região da atuação pastoral de Jesus, mas que ouviu falar do seu testemunho e do seu poder para curar todas as enfermidades, e vem ao seu encontro pedir-lhe ajuda. E não para si, mas para seu empregado gravemente enfermo. Ele acredita que apenas uma palavra do Nazareno seja suficiente para a cura do seu servo.
Imbuído por esse relato, peça a Jesus o Dom da fé! Concentre-se nisto apenas em sua oração!
Contemplação: o que Deus faz em mim, através do texto?
Se coloque na cena e perceba com que imenso amor Jesus se disponibiliza a libertar todas as pessoas de suas enfermidades. Contemple o desejo expresso nos olhos de Jesus de curar, salvar e libertar o mundo, fazendo assim com que as pessoas experimentem, já aqui na terra, o reino de Deus, seu Pai, que não há tristeza ou sofrimento algum. Contemple a atitude da sogra de Pedro ao ser curada por Jesus! Contemple a força que há na fala do centurião! Se possível reflita o tema do servo no profeta Isaias. Esse é nosso Deus que se fez Homem!
Ação: o que o texto me faz agir?
A riqueza teológica desse texto é imensa! Contudo, o que queremos aqui é, na simplicidade dos feitos de Jesus, nos esforçarmos para colocar em prática nosso ser cristão e por isso te convido a tomar a atitude da sogra de Pedro. Saia de si! Sirva a Deus em seus irmãos, sejam eles da sua comunidade ou não. Sirva a Deus principalmente naqueles que estão nas mais amargas periferias da existência humana…
Ir. Juarez de Araújo Passos, INJ*
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Filosofia pela Faculdade Católica de Feira de Santana-BA. Especialista em liturgia pelo Regional Nordeste 3 da CNBB.