“Deus é sempre misericordioso conosco…”
6 de março de 2021Um profeta não é bem aceito em sua casa
8 de março de 20213º DOMINGO DA QUARESMA (07/03/21)
Jo 2, 13-25 – OS MERCADORES NO TEMPLO
- Leitura: o que o texto diz?
O agir radical de Jesus, na sua primeira visita ao templo, denuncia a religião estereotipa, corrompida pelo materialismo e distorção do uso do templo pelo homem. O templo é o lugar do encontro com Deus, porém Jesus, agora, mostra que Seu corpo ressuscitado é o que realmente importa. Ele que nos dá a Vida e a Vida em abundância; não é o lugar do culto, mas a Páscoa de Jesus Cristo que nos coloca próximo do Coração do Pai. O que acontece na nossa vida é que nos afasta ou aproxima d´Ele.
- Meditação: O que o texto me diz?
“O zelo pela tua casa me consumirá” (vv. 17b) é a entrega da nossa vida para a missão de Jesus que revela a profundidade do meu amor por Ele. É no íntimo de cada um de nós que o Senhor deseja morar, o templo vivo. Expulsar para longe de nosso interior atitudes e pensamentos que não são consoantes com a Boa Nova. E lembremo-nos: “o Senhor conhece o ser humano por dentro” (vv. 25).
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Jesus nos convida a vivência da abertura do TEMPLO DO NOSSO CORAÇÃO, para as coisas do Reino. Caminho este que, cercado de desafios e obstáculos, jamais poderá ser maior que a nossa fé Pascal. Ele anda ao nosso lado, à nossa frente e, muitas vezes, nos amparando em vários momentos, mas sem ser reconhecido por nós. A vida é momento do plantio e da perseverança. O Coração de Jesus nos consola e nos traz a paz que precisamos. Só Ele dá a vida.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Santo Isidoro de Sevilha (*560 – †636) nos provoca a reflexão sobre nossa fé Pascal: “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. VIGIAR é o que texto faz em mim. Existem coisas que não me colocam próximo de Jesus e da Boa Nova. É preciso retirar ou expulsar, para que o encontro com Ele, seja intenso e verdadeiro, até o momento último da nossa existência. Se existe pés cansados, vamos escutar a Voz do Senhor a ressoar o chamado para o cuidado com O TEMPLO DO NOSSO CORAÇÃO. Cuidado que nos ajuda a perseverar e alcançar a promessa de Vida Eterna.
- Ação: o que eu posso fazer a partir do texto?
Aprender com Jesus, amar como Jesus, ressoa na canção do Pe. Zezinho. Na desesperança de uma transformação do mundo pelas nossas ideologias, que nos sacrificam. O texto de hoje, a Igreja, sobretudo o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos convida a evangelizar o mundo com o Amor que nos salva. Ação justa e agradável a Deus é aquela que a Palavra tocou meu coração e me impeliu a vivenciar este mistério. Somos todos TEMPLOS do Espírito Santo. É preciso avivá-lo dentro de nós e na sabedoria cuidar da promessa de Deus!
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.
Imagem: El GRECO – “Purificação do Templo”London – National Gallery