“Ânimo! Sou eu, não temais”
13 de agosto de 2023“O Pai que está no céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”
15 de agosto de 202314 de agosto, 2ªfeira, São Maximiliano Maria Kolbe
“Os filhos são livres”
Mt 17,22-27
Leitura: o que o texto diz?
O texto de hoje trata-se do segundo anúncio da Paixão do Senhor e a reação de tristeza entre os discípulos, seguido da questão do pagamento do imposto do templo. No diálogo com Pedro, Jesus ressalta que os filhos devem estar livres da cobrança dos impostos, mas afim de evitar escândalos, orienta a Pedro como conseguir uma moeda que será utilizada como pagamento para os dois. Como você compreende esse texto? Quais as atitudes dos personagens lhe chamaram mais atenção? Faça uma releitura do texto observando todos esses questionamentos.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus é consciente e torna igualmente claro aos discípulos o fato de que é incorreta a cobrança de impostos do templo. Contudo, naquele momento o mestre considerou não relutar, mas dar exemplo e evitar escândalos, pois o Reino de Deus é um Reino de verdade e de ordem. Ali, Jesus age com pleno discernimento e conduz toda aquela situação fazendo-os refletir nessa linha de pensamento e atitude. A partir da meditação do Evangelho de hoje, como Jesus fala com você? O que Ele te falou de modo particular? Medite sobre a relação desse texto e sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Como resposta ao que você meditou com a Palavra, fale para Deus nesse momento todos os sentimentos, palavras, lembranças e até mesmo necessidades que brotaram de seu coração. A oração é por excelência, o encontro da nossa verdade mais íntima com aquele que conhece de modo perfeito e profundo nosso interior. Não perca esta oportunidade.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Deus te encontrou por meio do Evangelho: sua Palavra viva! Nesse encontro te concedeu a oportunidade de ouvi-lo e de também falar com Ele. Partindo dessa experiência, faça agora um profundo silêncio, se for possível, em um lugar calmo e tranquilo, permitindo-se sentir no mais íntimo do seu coração toda a grandeza da graça que a Palavra realizou em seu coração.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Jesus falava com os discípulos de modo muito claro, ensinava-os e orientava-os de modo muito preciso como colocar os ensinamentos em prática, pois em sua infinita sabedoria entendia que não adiantava apenas o discurso, era necessário concretizá-los. Assim também, o Evangelho de hoje tem como propósito nos impulsionar a ouvir atentamente e além disso tornar concreto em nossa vida tudo que ouvimos, fazendo desta Palavra vida em nosso dia a dia. Com bastante atenção e observando sua realidade, deixe que o Espírito Santo te ilumine e aponte quais ações concretas você pode realizar a partir da experiência com o Evangelho de hoje.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.