“Segue-me”
4 de outubro de 2023“Quem vos escuta, a mim escuta”
6 de outubro de 2023Dia 05 de outubro, 5ª Feira, da 26ª Semana do Tempo Comum
Silencie, respire lentamente. Faça uma prece ao Espírito Santo pedindo que te ilumine nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 10,1-12
Ouça o envio que Jesus faz hoje para que sejamos sua presença no coração da humanidade.
Refrão meditativo: Senhor, chamaste-me aqui estou, chamaste-me aqui estou, chamaste-me aqui estou
Leitura: o que o texto diz?
A narrativa do texto hoje apresenta o envio dos 72 discípulos de dois em dois a toda cidade e lugar aonde Jesus mesmo devia ir. Alerta sobre para o desafio que irão enfrentar, pois operários para a messe que é grande, são poucos e para que peçam ao dono da messe, para que suscite mais operários. Orienta que sejam despojados, não levem bolsas, sacolas… Que sejam portadores da paz na casa onde entrarem e convivam conforme a realidade onde estiverem. Ao adentrar na cidade curem as pessoas e anunciem que: O Reino de Deus está próximo de vós’. Por fim, diz: “Se não fordes bem recebido, sai daquela casa, ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés dizendo: “Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, nós a sacudimos para deixá-la para vós. Sabei, no entanto que o Reino de Deus está próximo”.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus envia em missão os 72 discípulos, aonde ele mesmo devia ir. É uma missão universal e todos nós cristãos estamos envolvidos. Ele continua a nos enviar de dois a dois, pois a missão não é ação individualista, mas que gera comunidade, promove diálogo. Para que a aproximação seja respeitosa e próxima com cada pessoa, o despojamento é a orientação: “Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias” Cada um de nós é chamado, enviado a ser presença de Jesus que promove a paz, a libertação: “Quando você entra em uma aldeia… curai os enfermos e dizei: ‘O reino de Deus está perto de vós'” e, esta é a bela e grande notícia a ser anunciada e testemunhada, Deus está perto de nós.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Reze a beleza do chamado e envio a cada um de nós: “Os enviou…, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.” Apresente sua prece de gratidão pelo belo chamado e também peça coragem e fidelidade diante dos lobos que semeiam ódio e violência, para que persevere no caminho do diálogo, do respeito e da paz. Ao rezar “Senhor, enviai operários para vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários” coloquemos não somente os sacerdotes, mas todos nós: leigas e leigos chamados a trabalhar na messe.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Retomando o evangelho, contemplemos o chamado, a confiança de Deus em nós. Ele nos chama e enviar a ir ao encontro, levar a paz, ser portador da notícia que o Reino de Deus está próximo é um apelo de Deus mesmo a nós, a assumir com alegria e coragem tornar a vida mais humana. Olhando para nosso interior pensemos como temos alcançado o coração das pessoas, acolhendo, ouvindo, da maneira como Jesus em sua ternura faria?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Estamos numa sociedade atropelada por conflitos, polarizações, confrontos, consumo, sede de poder… Precisamos muito, não de lobos, mas de cordeiros, verdadeiros promotores da paz, do diálogo. Pensemos em nossa missão, como tornar presente, hoje, o espírito de Jesus de paz e despojamento?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe da Especialização em Catequese da PUC-MG