O amor é coerente (Mateus 23,13-22)
25 de agosto de 2014Tudo pode ser mudado pela força da oração (Mateus 23, 27-32)
27 de agosto de 2014
“Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo.
Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça.
Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.”
O texto de hoje parece mais duro, mas é preciso ir além, ver com os olhos de Deus.
Na oração de hoje Jesus me faz lembrar que a Lei nos foi dada por Moisés, e que Jesus não veio para tirar nenhuma vírgula da Lei. Que a Lei em sí não é má.
Jesus nos fala como profeta, denuncia o comportamento daqueles que se colocam acima da lei e a tornam tão pesada e dura que eles mesmos não são capazes de cumprir, mas exigem que os outros o façam.
Nossa oração de hoje pode mergulhar no versículo em que Jesus nos diz que “os ensinamentos mais importantes da Lei são a justiça, a misericórdia e a fidelidade”.
Em que as leis de hoje, por exemplo, nossa Constituição, reflete a justiça, a misericórdia e a fidelidade de que fala Jesus?
E na prática dessas leis, o que encontramos? Um comportamento cristão ou de fariseus hipócritas?
As eleições se aproximam, o que podemos fazer diferente?
Dai-nos Senhor, a luz do teu Espírito para nos guiar, pois Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho. Amém.
Shirley Oliveira, membro do pré-CVX Cardoner.