Rezar sumpre…
18 de novembro de 2023Senhor, quero enxergar de novo!
20 de novembro de 202319 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum
Crie silêncio interior e exterior. Peça ao Espírito que te conduza nos caminhos da escuta da Palavra de Deus.
Ler com atenção e bem devagar Mt 25,14-30
Leitura: O que o texto diz?
Jesus está explicando os mistérios do Reinado de Deus e utiliza de imagens e parábolas. Nesse contexto, Jesus fala da necessidade de vigilância e ação nesse mundo. O Patrão entrega, livremente e segundo sua própria vontade, os diferentes dons para que seus servos façam-no crescer. Os servos têm diferentes posturas que mostram tanto a dedicação quanto o medo do patrão. Posições contrapostas: serviço e medo. Essas posturas levam ao prêmio e ao castigo: participação no Reino de Deus e exclusão do Reino de Deus. Todo discípulo deve pensar sobre o modo como está cultivando os dons confiados.
Meditação: O que o texto me diz?
Qual o versículo que mais chamou sua atenção? Atentamente, procure retomar este versículo de depois se pergunte: O que senhor está querendo me dizer? Como me coloco diante das exigências do serviço do Reino de Deus? Entendo que o Evangelho me impele a cultivar os dons que Deus me concedeu?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante da Palavra de Jesus que interpela ao cultivo dos dons e talentos que me foram confiados, devo dizer ao Senhor como eu me sinto. Partilhe com Ele, as alegrias e dificuldades de colaborar no anúncio do Reino de Deus. Você pode realizar uma breve oração pedindo forças para enfrentar as dificuldades diárias no anúncio do Evangelho.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Contemple a sua realidade com os olhos de Deus. Perceba o cansaço diante do anúncio do Evangelho. Veja as vezes que você se desanimou no trabalho pelo Reino de Deus. Perceba a presença de Deus que te apoia no trabalho dos dons. Olhe para as exigências da Missão e procure perceber quais você pode assumir hoje em sua vida, no seu grupo ou pastoral, na sua família e no seu trabalho.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.