Reino do Céu é como uma pérola (Mt 13,44-46)
23 de agosto de 2013“O seu amor por nós é forte!” (Salmo117.2)
25 de agosto de 2013Nesta reflexão de hoje, lhe convido a se colocar no lugar de Natanael.
Talvez olhando para a nossa História pessoal para o nosso interior e forma de viver, nos perguntamos assim como perguntou Natanael: “Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”. Não me sinto digno ou preparado para caminhar com Jesus, não sei pregar, ou sou muito pecador para anunciar o evangelho.
Como olhamos para a vida dou outro? Esta palavra nos convida a também revisar como temos enxergado o outro, se o vemos como alguém incapaz ou nos colamos superiores diante do próximo.
O seguimento a Jesus exige sinceridade, sinceridade com Deus e com a comunidade. Não é possível seguir a Deus usando mascaras fugindo da minha verdade pessoal é preciso estar diante de Deus e seguindo a ele com tudo o que somos e com toda a nossa historia pessoal amando e aceitando cada parte do que realmente sou. E hoje o próprio Jesus vem e nos diz que ele já nos conhece, sabe da nossa Historia e ama tudo o que somos, é ele que vem a nosso encontro e nos chama a sermos anunciadores da boa nova.
Jesus nos questiona nesta palavra, qual a nossa intencionalidade ao segui-lo. Porque seguimos a Jesus?. Pelo prestigio, por sentir bem, para ser visto pelos outros, ou por fuga.
O nosso seguir a Jesus precisar estar livre de qualquer interesse, o seguimento precisa ser fruto de um amor desprendido de qualquer satisfação pessoal, não vou ser menos ou mais que qualquer outra pessoa seguindo a Cristo, talvez pensamos que porque acreditamos em Deus, não vamos ter problemas ou tristeza, e isso não é real. Estar em Cristo nos dá um olhar diferente das situações leva-nos a ver portas onde não existem portas, as ver possibilidades onde outros não veem e toda a situação e faz oportunidade de crescimento.
Peçamos a Maria, que nós ensine a caminhar olhando para Cristo tendo ele como único alvo e caminho.
Renato Guerra Trindade, Analista de Suporte – Família Missionária Verbum Dei