“Inclinando a cabeça, entregou o Espírito”
24 de maio de 2021Pedidos que nos desviam do serviço
26 de maio de 202125/05/21 (terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum):
Mc 10, 28-31 – OS DESAFIOS DA MISSÃO
Leitura: O que o texto diz?
Prepare o ambiente para sua oração pessoal. Invoque o Espírito Santo para que se faça presente neste momento, abra sua Bíblia em Mc 10, 28-31. Neste dia somos chamados a meditar os desafios da missão dos seguidores de Jesus. Pedro faz de algum modo uma avaliação de vida e reconhece as renúncias abraçadas no seguimento ao Mestre. Cada um de nós também fizemos muitas renúncias custosas em nossas vidas para estar mais perto de Jesus. As renúncias são desafios que acompanham todo seguidor de Cristo. Jesus, por sua vez, faz com que Pedro e cada um nós ampliemos nosso olhar diante desses desafios. O Mestre ajuda-nos perceber as inúmeras recompensas que experimentamos neste caminho. Ganhamos nova família, casa, parentes. Mas tudo isso com perseguição! É o desafio que estar com o discípulo fiel de Jesus Cristo.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Mc 10, 28-31, perceba os desafios que também o acompanham em sua missão. Reconheça-se discípulo de Jesus Cristo. Quais renúncias já fiz ou faço para seguir melhor o Mestre? Como lido com esses desafios? Percebo as recompensas neste seguimento? Medite sobre as perseguições que enfrenta também.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Ainda observando os desafios da missão, apresente-os a Jesus. Apresento-os com alegria ou ainda são muito difíceis de serem falados? É preciso pontuar aquilo que em nossa vida tivemos que deixar de lado. Reconhecer as renúncias que ainda não foram feitas e identificar os motivos que impedem de tomá-las se faz necessário. Busque olhar os desafios e permita que eles ganhem novos significados.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de ter apresentado os desafios nesta missão discipular e o desejo de renunciar com alegria para um melhor seguimento a Jesus, chega o momento de deixar o Senhor penetrar seu ser, o seu íntimo. No silêncio, deixe a voz do Mestre animar você, chegar aos lugares obscuros. Permita o Pai, no silêncio misterioso, confirmar sua missão. Sinta todo o cuidado desse Mestre que lhe chama, caminha com você nos desafios e encorajando em meios as perseguições.
Ação: O que o texto me faz agir?
Reanimados por Jesus, vamos percebendo nossas respostas, vamos enxergando as renúncias acertadas que fizemos. Apesar das perseguições, deixe o amor, a presença divina, a alegria em servir e tantas coisas serem a marcas de sua missão.
Pe. Mailson de Sousa Pereira
Especialista em Juventudes pela FAJE-BH. Assessora o setor juventude da Diocese de Crateús-CE, da qual é presbítero.