Quem perde sua vida por Jesus vai encontrá-la
11 de novembro de 2022É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida
13 de novembro de 202212/11/22 – sábado da 32ª semana do tempo comum: Lc 18,1-8: “Orar sempre, sem nunca desistir”
Leitura: O que o texto diz?
Prepare seu ambiente de oração. Invoque a presença do Espírito Santo e abra sua Bíblia em Lc 18,1-8. Jesus após falar da vinda imprevisível do Reino, agora se dirige aos discípulos contando-lhes uma parábola. Sua finalidade é mostrar a “necessidade de orar sempre, sem nunca desistir”. Certamente os discípulos estão enfrentando muitas dificuldades e querem desanimar na oração. Por isso o evangelista num tom de exagero se utiliza da imagem da viúva, extremamente necessitada carente de ajuda, que insistentemente pede justiça a um juiz completamente insensível que não quer desempenhar seu papel. Se uma pessoa desse jeito de tanto ser importunada acaba atendendo ao pedido insistente da pobre viúva, quanto mais Deus, rico em amor e misericórdia, quando vê seus filhos clamando por socorro. Ele não só ouve mas age prontamente. É preciso ter fé e não desanimar!
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto e perceba como você está. Como está sua fé e sua vida de oração? Você se vê como esta viúva que insistentemente está pedindo algo a Deus e parece não perceber que Ele está te atendendo? Ou como os discípulos que se encontram desanimados e cansados diante da desafiante missão? Permita a Palavra de Deus continuar inquietando o íntimo de seus ser.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Depois de ser tocado pela Palavra de Deus, apresente agora ao Senhor quais as suas intenções e inquietações que muitas vezes você acha que Deus não atende. Sabendo que Ele ama você incondicionalmente, reze numa atitude de confiança, na certeza de que será atendido(a).
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Silencie seus pensamentos e o coração. Deixe a voz do Senhor ecoar no seu interior. Ela irá fortalecer sua fé e sua confiança. Pouco a pouco vai brotando um desejo de agradecer o quanto Deus caminha conosco e nos quer bem e por isso jamais nos desampara.
Ação: O que o texto me faz agir?
Procure ser solícito(a) àqueles que pedem ajuda a você. A exemplo de Deus que não desampara os seus, perceba em que situações de sua vida ou com quais pessoas você deve utilizar seus dons e atender aos pedidos de quem necessita. Uma vez que você foi encorajado(a) a não desanimar a orar, também motive seus irmãos e irmãs a não desanimar, mesmo diante de tantos desafios e problemas. A perseverança na oração é uma marca indispensável do(a) discípulo(a) de Jesus.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).