“Critério fundamental para se manter firme na vigilância e fidelidade: É o amor”.
25 de outubro de 2023“Chamados a apreciar os acontecimentos da vida com sabedoria”.
27 de outubro de 202326 de Outubro, 5ª feira, 29ª semana do Tempo Comum
“Optar pelo projeto de Deus é fazer uma opção existencial por Jesus”.
Feche os olhos e sinta a presença de Jesus em sua vida. Ele é o caminho que nos leva para o Pai. Ele nos chama a viver uma paz inquieta.
Peça ao Senhor que te ilumine nesta leitura orante da sua Palavra.
Evangelho de Lc 12, 49-53 – Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
Na narrativa do Evangelho, Jesus diz que veio lançar fogo sobre a terra. Pergunta: “Pensais que vim trazer paz à terra? Não, ele diz: Não. Vim trazer a divisão entre pais e filhos, mães e filhas, sogra contra nora, e nora contra sogra.” Ele diz: “Tenho um batismo no qual devo ser batizado, e como me angustio até que se complete!”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O evangelista Lucas nos ajuda a aprofundar a reflexão sobre a afirmação de Jesus “Eu vim para lançar fogo sobre terra”. São fortes ensinamentos oferecido por Jesus sobre o compromisso do nosso batismo. O Espírito Santo que recebemos é a força renovadora que cura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas. Viver a vida de batizado é viver em Cristo, aderindo a seu projeto de amor para com os irmãos.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A oração me coloca em diálogo com Deus e me leva a falar com fidelidade sobre as minas tristezas e alegrias. O que posso dizer a Ele? Que eu viva conforme sua vontade, acolho seu projeto para minha vida e que possa sempre crer em seu filho amado.
Peça ao Senhor que lhe dê a graça de permanecer firme no seu amor e não deixar que os laços de afetividade, construídos no amor verdadeiro, sejam impedimento de seguir a Cristo e viver uma vida segundo o Espírito.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Sinta a força do Espírito Santo transformando sua vida. Passando como um fogo, despertando as pessoas, causando movimento e tomadas de decisões. Assim deve ser a vida do batizado: uma inserção na morte e ressurreição de Jesus, assumindo seu projeto de vida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, como posso ajudar? Que compromisso concreto posso assumir nesse momento? O mundo exige de nós cristãos uma presença ativa e verdadeira para a missão, orientando a todos para a vida em Cristo, batizando-os no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.