
“…Um de vós me entregará”.
15 de abril de 2025
“Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos”
17 de abril de 2025
16 de abril, 4ª feira, Semana Santa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 26,14-25
Leitura: o que o texto diz?
Mais uma vez a liturgia nos convida a “fazer memória” da Última Ceia, uma refeição tão especial e carregada de sentido. Jesus havia transitado por muitas refeições, participado de muitas mesas (especialmente com os pobres e pecadores) e agora Ele nos deixa uma “mesa” como marca dos seus seguidores. Mesa da partilha e da inclusão, mesa da festa e da comunhão. É em torno a esta mesa que os seguidores de Jesus se constituem como verdadeira comunidade. Ao recordar a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, os cristãos se comprometem a prolongar os Seus gestos, atitudes, valores, compromissos… “Fazer memória” de Jesus junto à mesa é comprometer-se com a vida; é colocar a própria vida a serviço da vida.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus quis cear com os seus amigos mais próximos e, por isso, precisa encontrar uma sala na qual houvesse espaço para estarem juntos. O ritual pascal dá lugar aos gestos simples que acontecem entre amigos: partilhar o pão, beber da mesma taça, desfrutar da mútua intimidade, entrar no clima das confidências… Jesus sempre buscou companhia; havia nele uma necessidade irresistível de contar com os seus como amigos e confidentes. Sua relação com eles vinha de longe: levavam longo tempo caminhando, descansando e tomando refeições juntos, partilhando alegrias e rejeições, falando das coisas do Reino. E continuará considerando-os como amigos, mesmo quando um deles irá traí-lo e os outros fugirão.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de a cada dia, abraçar amorosa e fielmente o projeto de Deus, como Jesus o fez e não permita que ninguém afaste você da sua missão cristã.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A Páscoa está próxima e Jesus quer celebrar contigo, você aceita o convite? Tem se esforçado para não cair nas teias da traição ao projeto de Jesus? Tem alcançado êxito nos propósitos de conversão nesta quaresma? O caminho de seguimento não é fácil, como não o foi para Jesus, tem consciência do amor infinito de entrega de Jesus?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Nesta semana santa, escancaremos nosso coração para que Jesus entre e faça morada, assim não o trairemos, com Sua presença irá purificar nossa vida no que for necessário para vivermos com fidelidade e juntos cearmos.
Equipe do Lectionautas