Pai Nosso…
20 de junho de 2024Caminhe firme na fé, confiante no Senhor!
22 de junho de 202421 de junho, 6ª feira, Memória de São Luis Gonzaga
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 6,19-23
Leitura: o que o texto diz?
Prosseguindo com seu ensinamento aos discípulos sobre como viver a fé de modo mais autêntico e purificado, Jesus adverte sobre as posses. O acúmulo de tesouros não deve ocorrer na terra, mas no céu, afinal onde está o tesouro está também o coração de quem os reuniu. Por fim, Jesus chama a atenção sobre a maneira como se olha o mundo, as relações, podendo ser esse olhar gerador de luz ou de escuridão.
Meditação: o que o texto me diz?
Disse Jesus: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.
Tudo o que somos, fazemos e temos deve ser pensado e colocado a serviço da construção do Reino, que é dos Céus, mas que pode acontecer já aqui na terra. Mudar o olhar é mudar nossa forma de avaliar o uso que fazemos dos bens que dispomos. Um olhar sadio é um olhar generoso; um olhar doente é um olhar egoísta.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que vivendo a generosidade da partilha você possa acumular tesouros do Reino.
Peça que o Senhor te ajude a aprender a dar o devido valor às pessoas, oportunidades, relacionamentos e bens ao seu redor. Que seu coração não se corrompa trancafiado nos cofres deste mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Onde está realmente o teu coração? Quais as razões que te fazem levantar de manhã? Você já encontrou o seu tesouro, a sua verdadeira alegria? Qual é o seu maior amor? Descubra qual é a sua verdadeira riqueza, quais são as coisas mais lindas e encontrará o amor, o gosto, o cheiro, a visão, o som.
Ação: o que posso fazer do texto?
Nos lembra o papa Francisco: “E nós, cada um de nós, o que possuímos? Qual é a nossa riqueza, qual é o nosso tesouro? Como podemos enriquecer os outros? Peçamos ao Pai o dom de uma memória grata, recordando os benefícios do seu amor na nossa vida, para dar a todos o testemunho do louvor e da gratidão. Não nos esqueçamos: a mão sempre estendida para ajudar o outro a levantar-se; é a mão de Jesus que, através da nossa, ajuda o próximo a erguer-se!” (7.08.2019)
O amor de Deus em nossa vida é um grande tesouro. Podemos ser mais gratos por esse amor.
Equipe Lectionautas