Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (João 6, 51-58)
19 de junho de 2014Amorosa confiança filial (Mateus 6,24-34)
21 de junho de 2014“Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam.
Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam.
De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão!”
As palavras de Jesus no Evangelho de hoje são tão diretas que não cabem muitos comentários ou explicações. Apenas o convite para mergulhar com sinceridade no diálogo com Ele, deixando que penetre a própria vida. Para isso, é bom caprichar no preparo deste momento: separar o espaço e o tempo; buscar o silêncio; respirar lentamente até silenciar por dentro também, fechando os olhos e gastando o tempo que precisar para fazer-se consciente da presença do Senhor diante de si. Pedir-lhe a graça de descobrir o Seu tesouro e escolhê-lo.
E aí ler calmamente, duas, três vezes, deixando-se tocar pela Palavra, ficando com aquela que marcar, seja na atração, seja no incômodo. E dialogar com Ele, ouvindo seu chamado, fazendo-lhe perguntas, apresentando-lhe os desejos e dificuldades…
Ele pergunta: “Onde você tem ajuntado riquezas?”
– O que é ajuntar riquezas no céu, Senhor?
“Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração”. “Qual é o maior tesouro da sua vida, que move suas buscas, pensamentos, preocupações, ações? Onde o seu coração passa a maior parte do dia?”
Quem cultiva a riqueza no céu e o tesouro do Amor é iluminado. Que pessoas iluminadas eu conheço ou tenho como referência? O que a vida delas me ensina? Que passos? Que buscas? Que gestos? Que alimento do coração? Que olhar?
A nossa maneira de olhar – o mundo, as pessoas, a vida – influencia a nossa mentalidade e esta, diretamente as nossas ações e escolhas. “O mundo que você vê é o mundo que você é.”* Jesus acende a Sua luz em nós e acredita que a levemos. Mas alerta: “Se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão!”
Peçamos-lhe que a nossa escolha seja o Seu tesouro e, assim, a Sua luz.
(* Roberto Adami Tranjan, livro Pegadas)
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei e pré-CVX Cardoner