“O Pai que está no céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”
15 de agosto de 2023“Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”
17 de agosto de 2023“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”
Mt 18,15-20
Leitura: o que o texto diz?
Jesus torna a ensinar aos seus discípulos. Desta vez seu ensinamento é acerca da correção fraterna. Para o bem da comunidade, da Igreja e do irmão é necessário corrigir e ser corrigido, contudo, é preciso estar movido pela caridade, pela prudência e com respeito para que a correção seja eficaz. Nesse diálogo, Jesus aponta ainda a importância da presença fraterna ao longo da caminhada e quão forte e presente se faz a Igreja quando os seus membros estão reunidos pois “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”. Você já parou para pensar sobre a importância da correção fraterna? Você consegue compreender porque Jesus ensina aos discípulos a dinâmica da correção fraterna na vida comunitária? Releia o evangelho de hoje e perceba a mensagem central de Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Para que haja uma comunidade forte, uma Igreja verdadeiramente viva, é preciso agir com amor e fraternidade. É por ter zelo a todos esses aspectos que Jesus reúne seus discípulos para ensinar. Olhando para esse texto e o modo como Jesus orienta, o que você consegue entender? Para além disso, o que o texto te fala pessoalmente? É preciso ler o texto e deixar que esta mensagem alcance seu coração de forma profunda. Abra-se a essa experiência com a Palavra.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Partindo de tudo que você leu e compreendeu com a meditação do evangelho de hoje, fale com Deus sendo sincero. Nesse diálogo, fale das coisas que mais tocaram seu coração nessa lectio, as palavras que foram mais fortes e onde a Palavra tocou na sua realidade de vida.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Silencie. Contemplar é uma prática de amor e devoção. Nesse silêncio acolha em seu coração tudo que você ouviu e sentiu na meditação deste evangelho.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Para que possamos bem viver a vida comunitária é necessário entender os ensinamentos de Jesus de coração aberto e disposto. Ao corrigir e ser corrigido precisamos agir com caridade e lembrar do zelo pelo Reino que deve ser uma de nossas maiores riquezas. Como gesto concreto veja quais atitudes e propósitos você pode estabelecer em sua vida afim de, melhor acolher a correção fraterna e ter sabedoria ao corrigir os irmãos. Esteja atento e seja fiel aos seus propósitos junto à Palavra de Deus.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.